Preparando-se para aprender – Widoctor

Preparando-se para aprender

Preparando-se para aprender

 
Como você se sente em relação ao processo de aprendizagem é extremamente importante. Uma atitude mental positiva é o primeiro passo.

 

Como você se sente em relação ao processo de aprendizagem é extremamente importante. Uma atitude mental positiva é o primeiro passo, e vem de:

 
1) Compreender seus sentimentos, como eles são formados e como você pode escolher mudá-los. Saber como criar , propositalmente , o sentimento de confiança, o mais intenso possível. Auto-confiança é essencial para o sucesso.
 
2) Escolher metas claras: a sua motivação em escolher estudar ao invés de realizar uma outra atividade que traga um prazer imediato depende, em grande parte, da sua capacidade de visualizar o sucesso futuro com clareza.
 
3) Ser capaz de relaxar a qualquer momento, quando você assim desejar.
 
Na Prática:
 
Você precisa inicialmente relaxar, respire fundo, coloque uma música calma (de preferência instrumental) para criar um ambiente agradável, e não dispersá-lo.
 
Para motivar-se: perceba os benefícios do estudo, imagine  as recompensas pelo trabalho, note o aumento de seu ganho com o aprendizado, lembre-se de sucessos passados como estímulo. Reflita sobre como tarefas que exigiam dedicação mudaram expressivamente sua vida.
Escreva metas claras: escreva num caderno de forma precisa. Não é eficiente colocar metas generalizadas como “estou mais magro até abril”; é preciso objetivos pontuais, “peso 75 kg em abril de 2011”. Escreva de 6 a 10 metas com prazos finais. Assim ficará mais fácil criar um planejamento para alcançar a meta, pois você consegue enxergar claramente o que quer e até quando tem para conquistar isso.
 
Afirmações: as frases devem ser feitas como afirmações pessoais, positivas e no presente: “Eu tiro 85 na prova de residência em Novembro de 2011”. Reescreva assim que acordar, todos os dias, repetindo e imaginando o resultado que quer alcançar. Isso permite que você memorize-as, planeje seu dia em função dos seus objetivos e até mesmo que reescreva algumas das afirmações, para que se mantenham objetivos realistas, dentro dos prazos.

 

Planejar seu tempo: use data limite, quantifique o que deve aprender e de quanto tempo dispõe, assim poderá distribuir de forma inteligente seu tempo. Se sua meta inclui ler um livro, veja quantas páginas ele tem e em quanto tempo deve lê-lo, assim você terá uma idéia de quantas páginas por dia deverá ler. A constância é importante, é melhor ler 6 páginas por dia por 5 dias do que ler 30 páginas em um dia e ficar 4 à toa, é mais difícil reter as informações assim. Então distribua bem o serviço pelo tempo.

 

Sugerimos que você tenha um controle do quanto está fazendo por dia, caso algum dia não seja cumprido, deve-se cumprir imediatamente no próximo. Se acumular muito serviço é melhor recalcular o conteúdo pelo tempo, e distribuir esses atrasos em vários dias.
 
 
widoctor

Você deve estar logado para postar um comentário