Buscando uma especialidade – Widoctor

Buscando uma especialidade

Buscando uma especialidade

Pergunta:  Pedro ( PUC – CAMPINAS )

… Estou buscando uma especialidade de acesso direto que seja ampla no sentido de tecnologia, mercado em expansão, além de uma possibilidade de certa autonomia financeira.

Tenho algumas áreas em mente, como a ortopedia, a anestesiologia, e a radiologia + medicina nuclear. Gostaria de ter algum contato com pacientes, e ter uma certa autonomia do meu cuidado ao paciente. A anestesiologia e a radiologia limitam um pouco este meu contato e autonomia, me limitando à monitoramento ou diagnóstico apenas (sobrando por enquanto a ortopedia). Por isso tento buscar uma solução para encontrar o meio termo! Já vi um post seu sobre medicina nuclear e achei muito interessante, mas ficaram muitas dúvidas em relação ao que faz o profissional no seu dia a dia: -faz consultas,acompanha pacientes,  ou só aplica os exames diagnóstico? -faz procedimentos? – Como é o mercado para o especialista formado? Precisa ter todos os equipamentos, só conseguirá trabalhar em clínicas, existe a possibilidade de plantões em hospitais? -Qual a diferença de sua atuação para o especialista em radioterapia? Como é o mercado para radiologia intervencionista hoje? Existem locais para tal especialização já no Brasil? Como fica o futuro do mercado de trabalho da radiologia, com a telemedicina? (tenho muita preocupação em relação a isso) Se me especializar primeiro em radiologia, quanto tempo de residência consigo “poupar” ao optar por fazer outra residência em medicina nuclear? Minha última pergunta importante é sobre anestesiologia. Já li outros posts e sinto que o retorno financeiro é rápido, mas como é o ganho financeiro a longo prazo? Por exemplo, um ortopedista que vai conquistando sua clientela, realizando cirurgias, tende com o passar dos anos, a aumentar seu retorno financeiro e valor da consulta. Como isso funciona para o anestesiologista, já que se limita ao valor recebido por plantão, ou no máximo consultas em clínicas de dor? (Estaria este especialista ganhando mais no começo da carreira, mas chegando a um platô precocemente, limitado ao perfil do seu cuidado ao paciente?) Muito obrigado pela atenção, e desculpe-me pelo tamanho da mensagem!

Resposta : 

Com o aumento da faixa etária da população, muitas especialidades estão vivenciando um aumento da clientela. Das citadas por você, Ortopedia é a que vem sendo mais beneficiada com esse fato. Assim, a ortopedia vem de encontro a esses seus desejos : mercado em expansão, novas tecnologias, autonomia e bons ganhos financeiros.

Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia convergem em alguns aspectos, mas a radiologia e a medicina nuclear estão mais voltadas aos procedimentos diagnósticos com poucas atividades terapêuticas e a Radioterapia está mais voltada ao tratamento.

A Radiologia intervencionista ainda está se iniciando no mercado, sendo uma sub-área da radiologia. A área de atuação acaba sendo um pouco disputada por outros especialistas como os hemodinamicistas, neurologistas intervencionistas, neurocirurgiões e mesmo alguns especialistas clínicos como gastroenterologistas que fazem procedimentos invasivos tipo biopsias guiadas por ultrassom ( procedimentos que poderiam ficar por conta do radiologista intervencionista ). Existe uma Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista, onde vc poderá buscar mais informações.

Medicina Nuclear, de acesso direto, exige uma residência médica de 3 anos , que pode ser encurtada se o médico já tiver feito uma residência em clinica médica ou em radiologia. O tempo que será encurtado dependerá de uma avaliação do próprio serviço.

A UNICAMP, na sua cidade, é considerado um dos melhores locais para essa formação.

A telemedicina vai expandir mais o mercado da radiologia e facilitar muito o trabalho desses especialistas.

A anestesiologia permitirá ao especialista bons ganhos financeiros durante todo o exercício da profissão. Perde em qualidade de vida no início, mas depois de algum tempo, com direcionamento para cirurgias eletivas, o horário fica mais regrado.

Sucesso

Mário Novais

 

Veja também

Qualidade de Vida na Especialidade

Qual Especialidade Devo Escolher ?

Muitas Dúvidas na Escolha da Especialidade

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário