Insatisfação com a Clínica Médica – Widoctor

Insatisfação com a Clínica Médica

Insatisfação com a Clínica Médica

Pergunta: Arthur Neto ( universidade Federal do Espírito Santo )

Sou R1 de clínica médica e não estou muito satisfeito.Logo após a graduação comecei a fazer Ortopedia ,mas na época achei a rotina muito pesada e tive problemas pessoais que me fizeram desistir.Hoje estou na dúvida se desisto da clínica e faço Ortopedia novamente ou se termino a clínica.Sinto falta do centro cirúrgico ,mas fazer prova de novo me desanima.As áreas da clínica que faria seriam endócrino ou nefro.Sei que as escolhas são pessoais ,mas você como profissional experiente o que pensa sobre o assunto?Grato pela atenção

Resposta :

Sempre acho que o profissional pode “chutar o pau da barraca” a qualquer momento com o objetivo de buscar uma satisfação pessoal e profissional, principalmente levando em consideração que se está escolhendo uma atividade para pelo menos 40 anos de exercício.

Quando já se passou por uma “peneira”, que é a aprovação para a residência médica, deve-se analisar com critérios e com tranquilidade a provável desistência.

No inicio de qualquer residência é comum algum grau de insatisfação, explicado por uma mudança radical no dia a dia ( sai-se de um esquema de estudante para um esquema de maior responsabilidade e cobrança ) e também por uma certa insegurança no desempenho das atividades de residente, acima de tudo pela falta de infraestrutura da maioria dos serviços e pela fraca orientação por parte do staff local ( nem estou dizendo que isso acontece na sua residência ).

Assim, acho que vc deve fazer uma análise bem racional da situação. A primeira definição é ver se vc sente-se mais confortável com uma especialidade clínica ou com uma especialidade cirúrgica.

Tente imaginar o dia a dia de um clínico e o dia a dia de um cirurgião e veja em que situação vc se sentiria mais feliz. Na clínica vc vai ter um contato maior e mais próximo com a clientela, o que permite uma grande sensação de estar sendo importante na vida de alguém. Na cirurgia, seu contato será mais efêmero e vc ficará feliz de ver resultados mais imediatos nas suas intervenções.

Talvez o mais prudente, no seu caso, seria terminar o primeiro ano de residência em clinica médica ( um ano de clínica médica pode ser muito útil  para qualquer especialidade sua no futuro, mesmo numa especialidade cirúrgica ). E então, no final desse primeiro ano, reavaliar toda a situação.

Porém, se a residência de clínica estiver sendo insuportável e vc achar que se sentirá melhor num ambiente cirúrgico, não hesite em dar um passo atrás e mude de área. Nesse caso, a ortopedia pode ser uma boa opção, já que é uma das melhores especialidades do  momento.

Das especialidades clínicas, a endócrino está na relação das 6 melhores especialidades.

Sucesso

Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário