Como passar no USMLE step 2 CS – Widoctor

Como passar no USMLE step 2 CS

Como passar no USMLE step 2 CS

Pergunta (Dani):

Oi Vitor, tudo bem?

Estou estudando pro step2 clinical skills e queria saber se vc pode partilhar comigo a tua experiência…

-Em quanto tempo vc se preparou e por onde estudou?

-Vc treinou com alguém fingindo ser o paciente?

-Como é o teu inglês?  Vc sentiu dificuldade pra conversar com os pacientes?

 -Achou o teste difícil?

 

Pergunta (Dani):

Oi Vitor, tudo bem?

Estou estudando pro step2 clinical skills e queria saber se vc pode partilhar comigo a tua experiência…

 

-Em quanto tempo vc se preparou e por onde estudou?

 

-Vc treinou com alguém fingindo ser o paciente?

 

-Como é o teu inglês?  Vc sentiu dificuldade pra conversar com os pacientes?

 

-Achou o teste difícil?

 

Obrigada pela ajuda!!!

 

Resposta:

Olá Dani,

eu percebi que o step 2 CS é o mais fácil no sentido de material, mas dá um pouco de medo porque terá que entrevistar e examinar todo mundo ao vivo.

         Estudei 1 mês para o CS, porém foi bem intenso e também foi depois que tinha acabado de fazer o step 2 CK. Isso ajuda muito, porque os conhecimentos médicos que vc tem que ter são os mesmos do step 2 CK + semiologia e um pouco de inglês (nada demais).

        Eu estudei por um site chamado csevideo.com, tem uma médica loira que examina vários pacientes. É bom pq dá para estudar até pelo iphone enquanto estiver fora de casa. E se você copiar o exame que ela faz, conseguirá passar na prova. Também foi lá que aprendi alguns termos médicos e sintomas que eu ainda não sabia. Depois estudei alguns casos no livro First Aid para step 2 CS.

Sinto que poderia ter estudado mais, por isso recomendaria pelo menos uns 2 meses, para poder ler o first aid todo, o que eu não fiz.

            Meu inglês já era razoável antes de fazer a prova, e pelo que conversamos acredito que você fale bem melhor do que eu. Para fazer perguntas e escrever no prontuário não tive nenhuma dificuldade, porque é só falar igual aos vídeos e escrever igual ela mostra nos exemplos. Também tem bons exemplos no first aid. Eu tive dificuldade na consulta por telefone porque a senhora me falou uma lista de remédios que um idoso tomava. Eu não entendi nada! Então uma dica é essa: tem que saber alguns nomes comerciais também. Quanto aos sintomas, tiveram uns 2 que eu não entendi, mas os atores são muito legais, é só você perguntar com educação que eles explicam, aí fica fácil. Resumindo: vc tem que agir como se fosse o médico deles mesmo. Com educação e alguma autoridade, assim fica um clima de que você está ali para ajuda-lo e está interessado querendo desobrir a doença.

            Treinei uns dias com meu irmão fingindo ser o paciente e também foi engraçado porque eu treinei nos meus plantões. Atendia vários pacientes como se fosse a prova. Foi ótimo: trienava atender olhando no olho, falando com o máximo de educação, pq lá quando a pessoa conta o sintoma você tem que dizer “ sinto muito, imgino que deva estar sofrendo com isso, vou tentar te ajudar”. Também treinava fazer o exame completo e no final dizer a conduta e os exames, igual ensinam na prova. Ah, outro detalhe é que vc tem que se apresentar também, bater na porta e lavar as mãos do jeito certo antes de examinar. Então eu fiquei 1 mês fazendo isso com meus pacientes da vida real, aí ficou bem natural e eu acho que virei um médico um pouco melhor, até hoje.

É isso, espero que tenha ajudado.

Boa sorte,

 

Vítor Torturella

 

Veja também o artigo É melhor fazer os steps depois de formado?

Vitor Torturella

Você deve estar logado para postar um comentário