Clínica Médica : Residência – Widoctor

Clínica Médica : Residência

Clínica Médica : Residência

Pergunta : Daniel Monnerat ( Unigranrio- RJ )

Olá,me interesso muito pela Clínica Médica mas não penso em realizar nenhuma especialização após a mesma,não usando-a como pré-requisito para nenhuma outra área na parte clínica.

Pergunta : Daniel Monnerat ( Unigranrio- RJ )

Olá,me interesso muito pela Clínica Médica mas não penso em realizar nenhuma especialização após a mesma,não usando-a como pré-requisito para nenhuma outra área na parte clínica.

Como está o mercado de trabalho para CM?!Quais as  pós-graduações ou residência indicadas para esta especialidade?!

Resposta :

Na escolha da especialidade, devemos levar em consideração basicamente 3 aspectos :

  1. Que qualidade de vida essa especialidade me permite ?
  2. Quais são as possibilidades de ser bem remunerado ?
  3. Que tipo de paciente vou atender ?

A terceira pergunta deve ser fundamental na sua escolha, já que vai lidar com esse tipo de paciente por muitos anos, sendo importante que esse contato seja confortável para você.

Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :

    1.Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.

    2.Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.

    3.Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…

Desde que você já tenha afastado de suas opções as especialidades cirúrgicas e desde que não esteja interessado naquelas de acesso direto, como oftalmo, otorrino, neurocirurgia, ortopedia, pediatria, dermatologia e anestesia, talvez a melhor opção seja fazer inicialmente a residência de clinica médica e durante essa residência ter oportunidade de manter um contato maior com as diferentes especialidades clinicas , como endócrino, gastro, pneumo, cardio e hematologia e aí então fazer ou não uma escolha racional de uma sub especialidade.

A clínica médica, por si só, acaba não sendo uma boa especialidade, porque hoje a maioria dos pacientes, quando tem algum sintoma, procura diretamente o especialista.

Se vc conseguir ser a referência de algum cirurgião e receber dele indicações para risco cirúrgico e acompanhamento pré e pós operatório, talvez vc possa fazer uma boa clientela de pacientes particulares e conseguir ter uma boa remuneração.

Se vc fizer também medicina intensiva e for rotina de uma UTI, poderá ser indicado como médico assistente de pacientes ali internados e aí fará uma boa clientela.

Talvez o mais interessante seria vc escolher uma sub especialidade clinica e depois atender pacientes dessa especialidade e continuar atendendo clinica geral.

Existem muitas residências boas de clínica médica e a sugestão é que se preste concurso para todas que puder se inscrever e deixe para escolher depois de ser aprovado. Aí vale a pena visitar os locais para onde tiver sido aprovado e conversar com os residentes desses locais para obter informações sobre pontos fortes e fracos de cada local.

Os pontos básicos para uma boa residência são : número grande de pacientes, bom staff e boa infraestrutura hospitalar.

No Rio de Janeiro, as residências mais conceituadas de clínica médica são as da UFRJ e da UERJ, mas também existem bons serviços no Hospital dos Servidores do Estado, no Hospital de Bonsucesso, no Hospital da Lagoa e no Hospital de  Ipanema.

Sucesso

Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário