Medicina Física e Reabilitação – Widoctor

Medicina Física e Reabilitação

Medicina Física e Reabilitação

Pergunta : July ( Universidade estácio de Sá – RJ )

Boa tarde! Gostaria de saber um pouco mais sobre a área de Fisiatria e Medicina de Reabilitação, como está o campo de atuação e remuneração atualmente. Obrigada

Pergunta : July ( Universidade estácio de Sá – RJ )

Boa tarde! Gostaria de saber um pouco mais sobre a área de Fisiatria e Medicina de Reabilitação, como está o campo de atuação e remuneração atualmente. Obrigada

Resposta :

Considerando que no Brasil 10 % da população é portadora de algum grau de deficiência, o mercado deveria ser bom para a medicina física e reabilitação, mas esse mercado é disputado também pelos fisioterapeutas, neurologistas, cardiologistas, ortopedistas e terapeutas ocupacionais.

Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as consequentes a patologias traumáticas, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras. A Medicina Física e de Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens.

Portanto o mercado de trabalho para o fisiatra é muito diversificado e o profissional precisa “focar” em alguma dessas áreas citadas acima. Muitos desses especialistas se dedicam à área ortopédica, mas nesses casos competem muito com os fisioterapeutas.

Na área de reabilitação cardiorespiratória para pacientes pós infartos, o mercado é carente de profissionais, mas exige espaços especiais como academias específicas e monitoração rigorosa.

Na área de doenças neurológicas ( seqüelas de AVE, paralisias cerebrais, síndromes genéticas…) a prática médica para o fisiatra é árdua e os resultados nem sempre são os que os pacientes e familiares esperam.

Vc também deve levar em consideração que essa especialidade é considerada uma especialidade “triste” e portanto exige uma estrutura pessoal forte do profissional.

A qualidade de vida e os ganhos financeiros do profissional vão depender de qual a área da medicina física ele vai se concentrar.

Concluindo, não acho que essa seja das melhores especialidades( lembre que serão 40 a 50 anos de exercício profissional).

Sucesso

Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário