Residência de Neurocirurgia aos 40 Anos

Residência de Neurocirurgia aos 40 Anos

Pergunta : Kelvin ( Universidade Federal do Ceará )

Oi Dr. Mario. Tenho 40 anos e não fiz residência, até então, pois preferi trabalhar após formar-me, porém, no momento, frequento um curso preparatório pra residência médica, pois decidi obter mais conhecimentos e sair do atendimento básico. Nesse ínterim, tenho vontade de fazer neurocirurgia pelo desafio que ela impõe-me, pelo status e pela independência financeira que, no futuro, ela pode proporcionar-me.

Pergunta : Kelvin ( Universidade Federal do Ceará )

Oi Dr. Mario. Tenho 40 anos e não fiz residência, até então, pois preferi trabalhar após formar-me, porém, no momento, frequento um curso preparatório pra residência médica, pois decidi obter mais conhecimentos e sair do atendimento básico. Nesse ínterim, tenho vontade de fazer neurocirurgia pelo desafio que ela impõe-me, pelo status e pela independência financeira que, no futuro, ela pode proporcionar-me. Sei, e tenho medo, do que posso enfrentar de dificuldade em termos de preparo físico, habilidades manuais, tempo disponibilizado para a profissão de neurocirurgião e para família e possível preconceito dos colegas pela idade, por isso, pergunto-lhe se vale a pena insistir nessa área ou se devo ter os “pés mais no chão” e adequar-me a uma especialidade mais condizente com a idade. Se a resposta estiver relacionada à segunda opção citada, quais seriam, no contexto etário, as mais recomendáveis para cursar, mesmo trazendo uma remuneração não tão boa, mas que possa me sentir útil. Muito Obrigado.

Resposta :

A escolha da especialidade deve ser bem pensada e analisada porque significa muitos anos de atividade profissional.

Além da qualidade de vida que a especialidade escolhida vai te propiciar e da remuneração a ser conseguida com essa escolha, é fundamental que vc analise como será o dia a dia dessa especialidade; qual será o tipo de paciente e quais as patologias com as quais vai lidar.

Sugiro que vc faça o teste vocacional do nosso site e avalie com detalhe as 5 primeiras especialidades apontadas no teste.

Sua decisão de “dar uma trava” na situação atual e buscar a residência médica é perfeita; uma boa formação é fundamental para um bom exercício da profissão.

A Neurocirurgia é uma das especialidades de maior status dentro da Medicina, mas o tempo necessário para a formação do profissional é longo. A residência dura 5 anos.

Além disso para se firmar na especialidade, principalmente em termos de Medicina Privada, o profissional demora mais tempo do que em outras áreas da Medicina.

Comparando com outras especialidades, o tempo útil do profissional é menor, pois ele precisa estar  com 100 % de suas habilidades manuais conservadas para continuar a praticar a especialidade e qualquer pessoa com o decorrer do tempo, vai perdendo um pouco dessas habilidades.

Os ganhos financeiros do neurocirurgião são bons ou ótimos, dependendo da cidade onde estiver.

A qualidade de vida é média, pois embora existam casos de urgência como os acidentes vasculares encefálicos, na maioria das vezes os procedimentos são eletivos.

Uma área em franco desenvolvimento fora do Brasil e começando a se desenvolver agora em nosso meio, são os serviços de emergência para acidentes vasculares , onde o neurocirurgião ou em alguns casos o radiologista intervencionista podem desempenhar um papel importante na colocação de stents.

Ao todo, no Brasil são 69 serviços onde vc pode fazer a residência em neurocirurgia, sendo 19 em São Paulo, num total de 130 residentes entre R1 e R5.

No Rio de Janeiro, são 10 serviços, onde trabalham 42 residentes.

Maiores informações sobre esses serviços vc pode encontrar no site da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia ( www.sbn-neurocirurgia.com.br

Considerando sua idade atual e mais 5 anos de formação na residência e ainda mais um tempo para se firmar na especialidade e levando em conta que a vida útil do neurocirurgião é mais curta do que a da maioria de outros especialistas  e considerando também que não existe somente uma especialidade onde vc poderá ter sucesso, talvez seja interessante vc pensar em outra especialidade.

Sucesso

Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário