Neurologia ou Neurocirurgia : Idade x Carreira

Neurologia ou Neurocirurgia : Idade x Carreira

Pergunta: Antonio Chagall (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo )

Professor, Muito obrigado por esse espaço, acredito já ter lido quase todo o conteúdo do mesmo e sempre acompanho os textos! Minha dúvida é a seguinte – Tenho 33 anos, e pretendo fazer a prova de residencia desse ano em diante, ou neuroclinica ou neurocirurgia, no entanto, temo ter a idade como impecilho para iniciar a neurocirurgia! Como tenho hábito de pensar de forma objetiva, gostaria muito de ler sua opinião sobre esse tema (idade x carreira), pois geralmente seus argumentos são sólidos e ajudam bastante! Mais uma vez, grato!

Resposta :

Apesar da carreira de neurocirurgia ser realmente mais curta do que a de outras especialidades, não vejo isso como empecilho para alguém com 33 anos, que se ingressar agora na residência de neurocirurgia ( a duração é de 5 anos ), vai estar especializado com cerca de 38 anos e terá ainda 25 a 30 anos de bom exercício profissional, considerando que vc pode se cuidar e manter boa saúde e assim exercer a neurocirurgia até por volta dos 65 anos de idade.

Como neurologista clínico vc poderá ir mais além em termos de idade e se quiser poderá exercer até 70 ou 75 anos de idade.

O que deve guiar sua escolha entre essas duas especialidades, além desse fator idade, é analisar a diferença entre os tipos de pacientes, tipos de patologias e como será o seu dia a dia em cada uma dessas situações profissionais.

Sucesso

Mário Novais

Fabricio Gawryszewski

Você deve estar logado para postar um comentário