Dúvida : Cirurgia ou Clínica ? – Widoctor

Dúvida : Cirurgia ou Clínica ?

Dúvida : Cirurgia ou Clínica ?

Pergunta : Felipe ( Universidade Federal de Minas Gerais )

Primeiramente parabéns pelo site!! Excelente!! Estou no quinto ano de faculdade e tenho um problema se assim posso dizer,pois gosto na mesma proporção da área clinica e cirúrgica, gostaria de saber quais áreas que eu conseguiria conciliar a prática clinica e a cirúrgica.

Pergunta : Felipe ( Universidade Federal de Minas Gerais )

Primeiramente parabéns pelo site!! Excelente!! Estou no quinto ano de faculdade e tenho um problema se assim posso dizer,pois gosto na mesma proporção da área clinica e cirúrgica, gostaria de saber quais áreas que eu conseguiria conciliar a pratica clinica e a cirúrgica.

Resposta :

O fato de gostar das duas áreas é bom, mas vc vai ter que decidir também levando em consideração outros aspectos. Primeiro gostaria de sugerir que vc fizesse o teste vocacional de nosso site e analisasse com atenção as 5 primeiras especialidades apontadas no seu teste.

Veja alguns critérios importantes na escolha da especialidade :

Devemos,acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :

  1. a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
  2. a remuneração que esta especialidade permite.
  3. O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.

Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :

  1. Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
    1. Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
    2. Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…

Mesmo as especialidades cirúrgicas contém uma parte de clinica, sendo importante para o cirurgião ter uma base cientifica boa em clinica médica.

Algumas especialidades apesar de incluírem cirurgias, tem mais atendimento clínico, como é o caso da oftalmologia, uma das melhores especialidades.

A dermatologia é muito mais clínica, principalmente a parte cosmética, mas também contempla alguns procedimentos cirúrgicos.

A otorrino é muito mais cirúrgica, mas também tem bastante de clinica e de procedimentos diagnósticos.

A realidade é que a maioria dos estudantes que optam por uma especialidade cirúrgica , ficam, por algum tempo, com pena de abandonarem a clinica, talvez pensando que jogaram fora tudo o que aprenderam de clinica na faculdade, mas com o tempo esse sentimento passa.

Não é pecado gostar das duas áreas, mas vc só pode escolher uma. Sugiro que vc dê atenção especial a como vai ser seu dia a dia no futuro, com que tipo de pacientes vai lidar e com que tipos de patologias e a partir daí se defina e então  “não olhe mais para trás “e seja feliz com a sua escolha.

Sucesso

Mário Novais

Fabricio Gawryszewski

Você deve estar logado para postar um comentário