Internato nos EUA e primeiro ano da residência médica

Internato nos EUA e primeiro ano da residência médica

Internato nos EUA e primeiro ano da residência médica

 
Pergunta: Rafael Lima (UFC)
 
Dr., se eu terminar a faculdade aqui no Brasil eu terei de refazer o internato no Estados Unidos depois de validar o diploma?

 
Resposta:
 
Não precisará refazer o internato. A prova do USMLE é para validar o seu diploma, o que significa dizer que sua formação médica estará equivalente a dos americanos, caso seja aprovado. O que pode ser interessante é fazer um estágio lá, ou antes ou depois de formado. Leia as outras perguntar que estão postadas no site que tem bastante material falando sobre as cartas de recomendação.
Outra coisa que pode ter te confundido é que algumas residências como oftalmologia, necessitam de 1 ano ou de clínica médica ou de cirurgia geral ou ainda do chamado transitional year . O transitional year é semelhante a um internato, onde você irá “rodar” em várias áreas, tipo obstetrícia, clínica, pediatria, etc (varia um pouco de lugar para lugar). Daí depois desse primeiro ano é que iniciariam os 3 anos de oftalmo por exemplo. Então eu aconselho que você confira como funciona a especialidade que for escolher, porque isso pode mudar a cada ano. O site referência é o do ECFMG, lá terão links para outros sites importantes também.
Espero ter esclarecido a dúvida. Deixe seu comentário para contar se ficou bem explicado ou ainda se ainda tiver alguma outra dúvida.
 
Boa Sorte,
Vítor Torturella

Vitor Torturella

Você deve estar logado para postar um comentário