Programa Mais Especialistas – Widoctor

Programa Mais Especialistas

Programa Mais Especialistas

Pergunta : Geovane (Universidade Federal de Campina Grande)

O que esperar desse programa do governo federal MAIS ESPECIALISTAS ? em que ponto podem influenciar no mercado de trabalho, salario , etc?

Pergunta : Geovane (Universidade Federal de Campina Grande)

O que esperar desse programa do governo federal MAIS ESPECIALISTAS ? em que ponto podem influenciar no mercado de trabalho, salario , etc?

 

Resposta :

Uma das maneiras do médico se proteger do estresse diário característico da nossa profissão é aprender a “não sofrer por antecedência “.O programa ainda não foi lançado.

Não devemos acreditar em tudo que a nossa presidente fala nos seus discursos porque ela atropela muitos assuntos sem conhecimento de causa. Planejamento de saúde não se faz na base da canetada e ela não tem os dados necessários para tomar decisões desse tipo. A organização da saúde dos países desenvolvidos foi baseada em processos de hierarquização e regionalização e se queremos melhorar o nível da assistência em saúde do Brasil precisamos ir por esse caminho.

Os órgãos de classe ( conselhos regional de medicina e conselho federal de medicina, além dos sindicatos) já estão se mobilizando para ter lugar na discussão desse assunto antes do decreto vir à tona.

As repercussões negativas do “ Mais Médicos ” já alertaram o governo de que deve chamar pra a discussão o Conselho Federal de Medicina antes de tomar medidas práticas.

Além disso, Cuba não tem especialistas pra mandar para o Brasil…

O lado positivo disso tudo é que se o País for valorizar os especialistas, com certeza o reflexo será positivo com aumento do número de vagas na residência dessas especialidades.

O último boato que há na praça ( ainda é boato) é que ela obrigaria todos os médicos recém formados a prestarem  serviço obrigatório como clínico geral por um ano, valendo isso como um título de especialista em clínica médica. Obter esse título dessa maneira fácil desestimularia os médicos a investirem na própria formação,  resultando na  desqualificação da Medicina no Brasil.

Sucesso

Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário