Cartas de recomendação

Cartas de recomendação

Cartas de recomendação

Cartas de recomendação são muito comuns no meio profissional de qualquer área, principalmente quando buscamos emprego. Uma carta de recomendação, como o próprio nome diz, é um meio para que terceiros indiquem o valor da sua competência e compromisso. Isto significa que a qualidade da carta depende do conteúdo e redação dela somados ao prestígio da pessoa que assina embaixo. Hoje daremos algumas dicas para que você conquiste cartas de recomendação de alta qualidade.

Primeiramente deve-se atentar para a possível existência de regras pré-definidas para o formato da sua carta. Alguns programas de ensino e treinamento junto à universidades ou centros de pesquisa exigem que as cartas sigam um modelo próprio, padronizado. Caso contrário, o estilo é relativamente livre.

A segunda dica é bastante óbvia, mas não custa nada frisar: o tema das cartas deve ser direcionado ao seu objetivo final. Se você usará a carta para uma oportunidade de pesquisa, procure obter cartas de pessoas que atestem sua qualidade como pesquisador. Exemplificando de uma forma caricata, nesta situação não seria útil uma carta de recomendação assinada pelo chef do curso de gastronomia que você fez nas férias.

Outra dica é sempre que possível buscar pessoas importantes para que assinem as suas cartas. Duas cartas idênticas, igualmente redigidas, terão valor diferente se uma for assinada pelo seu colega de turma e a outra por um vencedor do prêmio Nobel. Além disso, deve-se ponderar que outros fatores favoráveis são pessoas que te conhecem bem e que estão cientes dos seus projetos. Eles certamente irão considerar sua ambição e escrever uma carta de melhor qualidade.

Quando for pedir a carta, peça com convicção. Fale brevemente do porquê você querer a carta, mostre como ela é importante para o seu futuro. Mais ainda, diga que precisa de uma boa carta. Se a pessoa estiver de acordo, ela aceitará prontamente e com alegria (não deixa de ser uma pequena honraria, pois mostra que você a aprecia como um indivíduo importante). Se ela hesitar, não insista nem peça de novo, muito menos se ela recusar.

Você pode discutir com seu orientador sobre o conteúdo da carta. Isto não só te proporcionará uma carta de maior qualidade como também irá facilitar o lado dele. Mencione suas conquistas alcançadas e sobre o que desenvolveram juntos. Isto fará com que nenhuma qualidade sua seja esquecida. Fale sobre para o que será usada a carta, pois este será o Norte dela. Faça tudo isso sem tomar muito tempo. Pessoas importantes são muito ocupadas.

Yan Carvalho

Você deve estar logado para postar um comentário