Auditoria Médica – Widoctor

Auditoria Médica

Auditoria Médica

Auditoria Médica

Pergunta : Carlos Paddock ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Gostaria de saber o que você pode falar na área de auditoria médica atual, tenho visto vagas para profissionais com experiência remunerando em até 15,000 por 30 horas, o que julgo excelente, o que você teria a dizer sobre esse nicho?
Resposta :
A função de médico auditor pode ser exercida por qualquer médico, independente da formação, embora seja útil que se faça um curso de auditoria médica ( existem vários cursos compactos sobre esse assunto ).
O auditor pode trabalhar como funcionário do hospital fazendo uma auditoria prévia nas contas a serem encaminhadas para os convênios e posteriormente discutir com o auditor dos convênios detalhes dessas contas.
Por outro lado, o auditor pode ser funcionário dos convênios, discutindo a real indicação de pacientes que estão internados e posteriormente analisando as contas enviadas pelos hospitais.
Pela descrição das funções feitas acima já dá para se ter idéia de que ambas as funções são geradoras de conflitos entre as partes.
O auditor que é funcionário dos convênios geralmente é muito mal visto nos hospitais, já que recebem ordens das diretorias dos convênios, de “apertar” os hospitais para diminuírem custos e muitas vezes fazem isso sem critérios éticos bem definidos.
Os convênios, geralmente dão preferência a auditores com formação cirúrgica pela facilidades de analisarem contas de centro cirúrgico.
A maior vantagem do profissional auditor é a de não necessitar ter um horário definido de trabalho, podendo exercer essa função como atividade suplementar.
Os auditores de um modo geral são mal remunerados, pois a atividade é considerada de importância secundária no mercado médico e muitas vezes é exercida por profissionais em fase de aposentadoria.
Concluindo, a auditoria como atividade principal não é uma boa especialidade para o médico, podendo ser útil como atividade complementar.
Como os auditores devem lidar com conta de pacientes internados, é fundamental que ele tenha alguma vivência como médico ( clínico ou cirúrgico ) de modo que conheça o funcionamento operacional de um hospital.
Na maioria das cidades o salário do médico auditor é bem menor do que esse que vc cita.
Se, por acaso, o médico auditor acumular a função de chefe do faturamento de um hospital grande, aí sim seu salário será melhor.
Sucesso
Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário