A importância das Ligas Acadêmicas Médicas

A importância das Ligas Acadêmicas Médicas

A importância das Ligas Acadêmicas Médicas

Liga Acadêmica de Medicina é uma associação, com ou sem registro em cartório civil, que reúne, fundamentalmente, estudantes dos cursos de graduação em Medicina e professores universitários; mas, que pode reunir, também, residente e médicos, sem vínculo com uma universidade, como apoiadores.
Seu intuito é promover conteúdo teórico e prático de determinada área da medicina aos alunos, oferecendo também oportunidade de imersão na pesquisa científica e no contato com a sociedade por meio dos projetos de extensão. Desse modo, as Ligas tem por objetivo tais ações respeitando o tripé universitário de ensino, de pesquisa e de extensão previsto na Constituição Brasileira.
São, desse modo, fundamentais para o aluno conhecer um pouco mais sobre cada especialidade, obter conteúdos teórico e prático muitas vezes negligenciados pela graduação, exercer os benefícios aprendidos na universidade em prol da sociedade e, além disso, contribuir com o desenvolvimento da ciência médica do nosso país.
Cada vez mais as Ligas têm obtido reconhecimento de sociedades nacionais de especialidades, de federações de ensino e até mesmo da Associação Médica Brasileira (AMB) por meio da ABLAM – Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Medicina.
O diploma conquistado pelo aluno após pertencer a uma Liga, ainda, conta pontos em provas para determinadas Residências Médicas no país e oferece horas extras essenciais para concluir a graduação.
Portanto, você, acadêmico, que quer conhecer alguma especialidade médica de maneira mais profunda ou se interessa por determinada área da medicina para seguir como carreira não deixe de se integrar à essas atividades extra-curriculares!
Fonte: site da ABLAM

Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ; Presidente da Liga Acadêmica de Anestesiologia - LANES UFRJ; Presidente da Associação Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro - AILADERJ.

Você deve estar logado para postar um comentário