Dermato ou Oftalmologia

Dermato ou Oftalmologia

Dermato ou Oftalmologia

Pergunta : Francisco ( Universidade do Estado do Amazonas )
Olá, Dr. Mário. Primeiramente quero agradecer pelo conteúdo do site que é muito esclarecedor para os jovens médicos e estudantes… Minha dúvida é a seguinte: Como na faculdade pouco se fala sobre remuneração e mercado de trabalho sou obrigado a fazer uma pergunta ao senhor… Ultimamente tenho feito o teste vocacional do site centenas de vezes e sempre tenho obtido como resultados dermatologia em primeiro, e oftalm. em segundo na grande maioria das vezes… Já fiz tudo o que podia na faculdade para tentar decidir… Eu não sei se me daria bem com a parte estética da dermato. Sou de Manaus e meu objetivo é depois que, depois de me especializar, eu me fixe em alguma cidade média da região norte, entre 100 e 300 mil habitantes, e comece tudo lá, de forma que quero tirar meus rendimentos exclusivamente do meu consultório ou clinica, apenas em uma cidade ou mais de uma se a logística permitir. O problema é que na maioria dessas cidades, pelo que eu andei pesquisando no site do CFM, já existe concorrência por oftalmologistas e menor de dermatos… Santarém por exemplo, que tem quase 300 mil habitantes, tem 10 oftalmologistas e 3 dermatos , e algumas outras cidades com população urbana entre 100 e 150 mil nem tem dermatologistas, mas tem oftalmos. Como não entendo muita coisa sobre, mercado, administração hospitalar e planejamento estratégico (mas pretendo estudar) preciso que o senhor desse sua opinião a respeito disso. Com quem eu posso tirar as minhas duvidas? Minha cabeça esta com uma interrogação gigante! Aguardo ansiosamente sua resposta.
Resposta :
Não existe pecado em gostar de mais de uma especialidade.
O dia a dia do profissional deve ser agradável para ele. Se não se sentir bem com o cotidiano da dermatologia, não valerá a pena escolher essa especialidade.
Não temos que ter medo de concorrência e uma das ferramentas mais importantes para vencer é ter uma boa formação médica.
Concluindo : Do ponto de vista Mercado de trabalho, se vc for para uma cidade onde não haja a especialidade que escolher será ótimo, porém se não se identificar com a especialidade escolhida, pode até se dar bem profissionalmente, mas não estará feliz no dia a dia.
Sugiro que vc procure entender como é o cotidiano de um dermatologista e procure ver se dá para gostar da parte estética da dermato.
Caso contrário, escolha mesmo a oftalmo e não tenha medo da concorrência.
Sucesso
Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário