Escolha Precoce da Especialidade

Escolha Precoce da Especialidade

Escolha Precoce da Especialidade

Pergunta : Ariane ( Universidade Estadual do Ceará )
Olá, doutor, sou estudante de medicina do segundo ano e desde que entrei da faculdade fico um pouco confusa sobre o que fazer depois. Mesmo assim, entrei no curso com o intuito de entrar no MSF ou na Cruz Vermelha e ultimamente penso muito que talvez eu devesse prestar residência pra clínica médica e depois talvez fazer uma pós em doenças tropicais ao mesmo tempo em que adquiro experiência em emergência. Queria saber se essa seria a melhor opção pra ser recrutada por essas organizações, pq tbm quero pensar que depois de um tempo nesse serviço quero trabalhar onde estiver morando e ter uma boa qualidade de vida aliada a um bom retorno financeiro. Obrigada.
Resposta :
A escolha da especialidade somente deve ser feita quando o estudante estiver no último ano da faculdade. Antes disso, uma escolha precipitada pode atrapalhar seus estudos durante o curso e acabar numa escolha errada ou pode até te direcionar mais para essa escolha e no final da faculdade vc poderá querer troca-la e terá perdido tempo com essa escolha prematura.
Durante o curso médico vc vai ter oportunidade de fazer contato com diferentes tipos de pacientes e diferentes tipos de especialidades e terá condição de fazer uma escolha mais racional.
A escolha da especialidade adequada, casando características da especialidade com características pessoais suas, deve ser uma decisão muito importante; afinal vc vai trabalhar nessa especialidade por pelo menos 40 anos de vida.
Além disso, uma grande parte dos estudantes de medicina pensam em fazer neurocirurgia, talvez porque achem que é a especialidade mais importante e de maior status e quando começam a frequentar o centro cirúrgico nos rotatórios da faculdade, se desencantam com a cirurgia.
Assim, não tem porque fazer essa escolha agora.
Independente da especialidade que for escolher no futuro, vc pode ir engrossando seu currículo com monitorias e cursos extra curriculares.
Também pode preparar alguns trabahos simples para serem apresentados em semanas científicas ou congressos, tipo “perfil nosológico de um ambulatório” ou descrição de casos interessantes que vc tenha visto nas enfermarias.
Se até próximo do final do curso vc ainda estiver com esse mesmo seu pensamento, então esse caminho será interessante.
Sucesso
Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário