Angiologia e Cirurgia Vascular

Angiologia e Cirurgia Vascular

Angiologia e Cirurgia Vascular

Pergunta : Bruno ( Universidade Federal de Juiz de Fora )
Boa noite. Primeiramente, gostaria de parabenizar e agradecer a iniciativa dos responsáveis pelo site. Têm me orientado e ajudado bastante na escolha da minha especialidade!
A minha questão é a seguinte : visto que em 2006 a Angiologia se tornou uma especialidade separada da Cirurgia Vascular, o futuro cirurgião vascular poderá obter o título de angiologista e exercer a especialidade da mesma forma como era feito antigamente ou isso será restrito ao angiologista com formação em clínica?
Outro ponto, os procedimentos feitos em tratamento de varizes, por exemplo, seriam desígnio do angiologista clínico ou do cirugião vascular?
Muito obrigado!
Resposta :
Existem 3 especialidades que são especialidades diferentes porém que se confundem em termos de atuação e de formação:
Angiologia, cirurgia vascular e cirurgia cardiovascular.
A angiologia é uma especialidade clínica com pré requisito de formação de 2 anos em clínica médica.
A Cirurgia Vascular é uma especialidade cirúrgica com pré requisito de formação de 2 anos em cirurgia geral.
A Cirurgia cardiovascular é uma especialidade cirúrgica que atualmente passou a ser de acesso direto.( 4 anos de formação )
A mudança dessa residência para acesso direto foi um avanço conseguido pela sociedade científica da especialidade, pois diminui o tempo de formação do profissional sem prejudicar a qualidade técnica, e os cirurgiões cardiovasculares já não realizavam mesmo cirurgias gerais depois da formação especifica.
O Mercado de trabalho do cirurgião cardiovascular, realmente, vem diminuindo, já que vários procedimentos vem sendo disputados por outros especialistas como os hemodinamicistas, radiologistas intervencionistas, cirurgiões vasculares.
A área de atuação deve caminhar para procedimentos menos invasivos e patologias congênitas ou cirurgias vasculares periféricas.
Por outro lado a fuga dos estudantes dessa especialidade, pela lei da oferta e da procura, deve diminuir o número desses profissionais com consequente melhoria do mercado a médio e longo prazo.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
Embora a angiologia seja uma especialidade clínica, muitos angiologistas acabam fazendo pequenos procedimentos em seus consultórios, como o tratamento de insuficiências vasculares periféricas ( varizes ).
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular ( CBACV) é responsável pelos títulos de especialista em angiologia e em cirurgia vascular.
Sucesso
Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário