Otorrino ou Dermatologia

Otorrino ou Dermatologia

Otorrino ou Dermatologia

Pergunta : Liuberto ( Faculdade de Ciências Médicas de juiz de Fora )
Bom dia, professor! Achei o site muito bom!!!
Estou no penúltimo período e gostaria de saber sobre as duas áreas que mais tenho interesse: dermato e otorrino. Qual delas você considera que é melhor atualmente (melhor qualidade de vida, remuneração, etc)? Acompanhei profissionais e percebi que eu seria feliz em qualquer uma dessas duas.
Obrigado pela atenção!
Resposta :
São duas especialidades bem diferentes no seu dia a dia e mesmo gostando das duas ( o que não é pecado ) vai precisar se definir por uma delas. Tente imaginar em qual das duas vc vai se sentir mais confortável, pois vai trabalhar nela por mais 30 a 40 anos.
Dermato é uma especialidade eminentemente clínica e otorrino eminentemente cirúrgica.
A dermato é uma especialidade de acesso direto. Os programas de residência médica em Dermato têm a duração de 3 anos, sendo que na maioria dos serviços o primeiro ano é basicamente de clínica médica
A Dermatologia é uma das melhores especialidades, tanto pela boa qualidade de vida que permite , como pelos procedimentos pequenos e médios que agregam valor às consultas.
A crescente importância que se tem dado recentemente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele e mais a procura desesperada pela beleza, ainda por cima aliada à uma indústria fortíssima de cosméticos e produtos anti envelhecimento, fazem com que a clientela do dermatologista cresça rapidamente.
Como dermatologista, evidentemente vc pode trabalhar em Hospitais, apenas a clientela do hospital será um pouco diferente da clientela do seu consultório. No hospital vão predominar as patologias dermatológicas e no consultório predominará a parte cosmética, que inclusive é a mais lucrativa.
A otorrino também de acesso direto, continua sendo uma das melhores especialidades.
Apesar dos procedimentos cirúrgicos serem mal remunerados pelos convênios (exceção feita às cirurgias de ouvido interno),  é grande a relação de possíveis procedimentos diagnósticos  ou terapêuticos na otorrino, o que pode agregar bastante valor ao preço das consultas.
A área de atuação da otorrino abrange cerca de 20 procedimentos diagnósticos e mais de 60 procedimentos cirúrgicos (ver tabela AMB).
É importante para qualquer especialista o encaminhamento feito por outros colegas, mas uma grande parte da clientela do otorrino vem diretamente em função do boca-a-boca de um cliente para outro.
O envelhecimento da população facilita consideravelmente a incidência de deficiências auditivas (o Brasil tem cerca de 4 milhões de deficientes auditivos). Mais de 60 % da população apresenta desvio de septo nasal. É muito grande a frequência de rinites alérgicas. Consequentemente esses fatos permitem um aumento rápido  da clientela do otorrino
Além disso, a qualidade de vida desse profissional é boa porque a maior parte das cirurgias é eletiva.
A qualidade de vida nessas duas especialidades é boa ( talvez um pouco melhor na dermato ) e a remuneração de ambas também é muito boa.
É difícil comparar a remuneração das duas pois existem vários fatores que interferem, como tempo de formado, formação médica, círculo de relacionamentos do profissional, cidade onde se está praticando, resultados dos tratamentos, concorrência local e acima de tudo do marketing que utilizar para alavancar a especialidade.
Sucesso
Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário