Residência Médica ou Pós Graduação

Residência Médica ou Pós Graduação

Residência Médica ou Pós Graduação

Pergunta : Tiago ( Hospital São Leopoldo Mandic )
Boa tarde, parabéns pelo site que é de grande ajuda e muito útil para nos que estamos ingressando na carreira medica.
A minha dúvida é sobre os cursos de especialização lato sensu para a area de dermatologia. Seria uma alternativa a residência médica? Como é a relacao com a sociedade de dermatologia, visto que temos a Sociedade brasileira de dermatologia(SBD) e a SBDCC (sociedade brasileira de dermatologia clinica cirúrgica)? o profissional não oriundo da residência médica pode ter maior dificuldades futuras na área que escolher? Obrigado.
Resposta:
A formação básica do médico é extremamente importante e como a maioria das faculdades de Medicina é muito teórica, ao final do curso o profissional, agora já formado, precisa de um treinamento mais prático e a residência médica é o melhor caminho.
Por mais que existam bons cursos de pós graduação em diversas áreas da medicina, a residência ainda é , com toda certeza, o melhor caminho para esse aprimoramento do profissional.
A residência médica é fundamental na formação do profissional e para quem já teve que aguardar 6 anos na faculdade, vale a pena investir mais alguns anos para ficar com uma formação melhor.
Acho que os cursos de pós graduação deveriam ser pensados somente quando não se consegue de nenhuma maneira entrar para uma residência.
Quando se termina a residência, o médico pode registrar seu diploma de residente no Conselho Regional de Medicina e se intitular especialista naquela área. Os cursos de pós graduação não dão esse direito. Os cursos de pós( se forem reconhecidos pelo MEC) apenas permitem que ao final deles vc preste o concurso para conseguir o título fornecido pela sociedade da especialidade em conjunto com a AMB.
Outra desvantagem dos cursos de pós é que vc não receberá a bolsa que os residentes recebem ( faixa de R$ 3.000,00) e ainda vai ter que pagar uma mensalidade para fazer a pós.
Mesmo com a carga horária puxada da residência você sempre poderá ganhar algum dinheiro dando de 12 a 24 horas de plantão semanal fora da residência .
Concluindo : a primeira opção sempre deve ser a residência. Seus clientes precisarão de um médico competente e você poderá ter uma carreira mais brilhante se tiver uma excelente formação na especialidade.
Sucesso
Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário