Oftalmologia ou Ortopedia

Oftalmologia ou Ortopedia

Oftalmologia ou Ortopedia

Pergunta : Victor ( Universidade Federal de São Carlos )
Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer pelas informações que disponibilizam.
Sou acadêmico do 6º ano e estou indeciso sobre a escolha especialidade. As que mais me chamam a atenção são oftalmologia e ortopedia, principalmente por essas especialidades permitirem grande quantidade de procedimentos, cheguei a cogitar cirurgia geral, porém o tempo e o desgaste da residência me desanimam um pouco. Gostaria de saber quais destas especialidades permite uma melhor qualidade de vida e ganhos financeiros a curto e longo prazo e também sobre a rotina durante a residência em relação a tempo para plantões. Além disso, não tenho familiares na área e não tenho dinheiro para investir de imediato na especialidade e receio que isso possa interferir na escolha.
Resposta:
A escolha da especialidade deve ser bem racional e pensada com tranquilidade porque serão muitos anos de atividade profissional e vc deve se sentir feliz e confortável com o seu dia a dia profissional.
Oftalmologia e ortopedia são excelentes especialidades, porem lidam com pacientes e patologias diferentes; assim vc deve tentar imaginar em qual dia a dia vai se sentir melhor.
As duas permitem ótima remuneração, pois incluem procedimentos e cirurgias que agregam valor ao preço da consulta.
Ambas permitem boa qualidade de vida, sendo que o cotidiano do oftalmologista será mais tranquilo do que o do ortopedista.
A oftalmologia apresenta menor quantidade de emergências e as cirurgias são mais rápidas com menor desgaste do que nas cirurgias de ortopedia.
Em ambas as residências, mesmo sendo atividades muito mais trabalhosas do que são agora na rotina de faculdade, sempre há possibilidade para plantões fora da residência médica.
Embora na oftalmologia os custos de se montar um consultório próprio sejam bem maiores do que na ortopedia, de um modo geral o oftalmo inicia suas atividades trabalhando em clinicas já estabelecidas de outros oftalmologistas e com o tempo e devagar vai montando seu próprio consultório ou clínica.
Inicialmente vai ser um consultório simples com poucos equipamentos e a medida que a clientela vai aumentando, ele vai adquirindo novos equipamentos, o que pode ser através de financiamentos bancários ou mesmo diretamente com os fabricantes.
Além disso, no inicio do consultório, existe a opção de se adquirir equipamentos usados em bom estado por bons preços.
Sucesso
Mário Novais

Mario Novais

Você deve estar logado para postar um comentário