Ansiedade durante a prova

Ansiedade durante a prova

Ansiedade durante a prova

Anônimo: Olá! Tem alguma maneira natural de curar a ansiedade? Sou estudante pré-universitário, quero medicina, mas minha insegurança, ansiedade… Me atrapalham muito! Mas isso só acontece na hora da prova… As mãos ficam suadas e começa a tremer… Muito ruim isso! Poderia me ajudar, por favor?

  1. Você não tem problema, você está com um problema.

Entenda que não tem nada de errado com você.  Você estuda o ano inteiro para ter seus conhecimentos medidos em poucas provas. Essa situação que você está vivendo pode acontecer com qualquer um. Não tem nada para “se curar”. Não se julgue e nem se culpe por isso. Só vai perder tempo e foco e ganhar sofrimento.

  1. Mude o foco

Se você passar o ano se preocupando que vai ficar nervoso na prova é certeza que você vai ficar nervoso na prova. Sua cabeça fica tão acostumada com essa ideia que ela acaba sendo inevitável. Relaxe um pouco e encare isso como mais um desafio que vai ser superado esse ano.

  1. Estude

Isso é obvio, mas precisa ser falado. Quanto mais você sabe a matéria, maior a chance de você ficar calmo e ir bem. Além disso, se acontecer algum imprevisto durante a prova, menor a de ir mal.

  1. Priorize

Se você já tem uma boa base da matéria, estuda bastante e o seu “problema” é principalmente durante as provas, então você pode gastar um pouco menos de tempo nos estudos e mais tempo se concentrando na solução.

  1. Simule

Faça simulados. Se caso não esteja matriculado em um curso pré-vestibular ou se o seu não oferece, encontre provas na internet e as faça como se fosse o dia da prova. Se possível, faça toda a semana. Sinta toda aquela pressão que você sente e vá treinando como se controlar. Se você estiver relaxado durante o simulado, feche os olhos e imagine-se ficando nervoso durante a prova e tudo de ruim que acontece com você. Agora simule as atitudes que você pode tomar naquele momento para melhorar, como parar um pouco e respirar fundo, ir ao banheiro ou comer uma barra de cereal.

  1. Planeje a prova

Saiba quanto tempo tem a prova. Tire a 20- 30 minutos para passar o cartão de respostas. Considere o tempo que você precisa para relaxar um pouco caso fique nervoso. Decida quantos minutos vai gastar na redação. Com o tempo que sobrou, calcule quanto você pode gastar em cada questão. Durante os simulados teste o que funciona melhor para você.

  1. Aprenda a ser calmo.

É natural que durante esse ano você esteja uma “pilha de nervos”. Utilize os momentos mais estressantes do dia-a-dia para treinar a ficar mais calmo. Foque nisso e faça das reclamações dos seus pais um treino diário. Tire um pouco da tensão com exercícios físicos, meditação ou yoga.

Autor: Fabrício Gawryszewski

Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ; Presidente da Liga Acadêmica de Anestesiologia - LANES UFRJ; Presidente da Associação Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro - AILADERJ.

Os comentários estão fechados.