As múltiplas inteligências – Widoctor

As múltiplas inteligências

As múltiplas inteligências

As múltiplas inteligências

O trabalho feito pelo Dr. Howard Gardner, em seu livro Estruturas da Mente, nos chama à atenção o fato de que temos múltiplas inteligências.

Essas são poucas vezes levadas em consideração como conjunto, uma vez que, os testes tradicionais de inteligência e o sistema educacional, focam apenas nas inteligências Linguística e Lógica/Matemática.

As 7 inteligências são:

1) Inteligência Linguística: a pessoa fala e escreve bem. Como um escritor de livros e poesias.

2) Inteligência Lógica/Matemática: talento com números e pensamento lógico/ linear, o que é típico do hemisfério Esquerdo do cérebro como vimos no primeiro artigo. Ex: engenheiros, cientistas e contadores.

3) Inteligência Visual/Espacial: Habilidade de visualizar como as coisas vão ficar, criar uma imagem na mente. Também é usada quando temos que nos localizar, usar o senso de direção.

4) Inteliência Corporal/Cinestésica: Você a utiliza quando se move bem, corre, dança, pratica bem um esporte ou constrói alguma coisa.

5) Inteligência Musical: A habilidade de criar e interpretar música. Uma pessoa que tem bom senso de ritmo. A maioria das pessoas tem mais facilidade de decorar um assunto associado a uma melodia ou uma rima. Esse é mais um motivo para tentar estudar com uma música de fundo, sendo melhor a música clássica, com uma melodia calma.

DICA: ajuda muito ler o tema estudado no ritmo da música.

6) Inteligência Interpessoal : é o talento social, habilidade de lidar bem com outras pessoas.

7) Inteligência Intrapessoal: é o auto-controle e auto-análise, que significa ser capaz de compreeder seus próprios sentimentos e atitudes. Essa inteligência é necessária para criar objetivos e refletir em seus próprios sucessos e fracassos, aprendendo com suas experiências.

É importante atentar para o fato de que essas inteligências tem o mesmo valor. São como um time de sete jogadores que você comanda. Sendo o técnico, é sua função trabalhar as habilidades de cada um e, fazendo-os trabalhar em equipe, alcançar o sucesso muito mais rápido.

Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ; Presidente da Liga Acadêmica de Anestesiologia - LANES UFRJ; Presidente da Associação Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro - AILADERJ.

Os comentários estão fechados.