Como reter o aprendizado de forma contínua

Como reter o aprendizado de forma contínua

Como reter o aprendizado de forma contínua

Para guardar na memória tudo aquilo que lemos, não basta somente a “primeira lida”, mas revisar. Na verdade, este passo talvez seja mais essencial do que a primeira leitura.

Como diz o senso comum, o conhecimento que não é usado é esquecido. A revisão deve ser metódica e sistematizada para ser eficiente e para poupar tempo. Recomendamos o seguinte método, por ser simples, dinâmico e eficaz:

  1. No dia seguinte, após estudar o tema “X”, estude outro assunto, mas a cada uma hora de leitura do novo tema, revise por 10 minutos o tema do dia anterior.
  2. Uma semana após estudar “X”, relembre a matéria por 5 minutos.
  3. Um mês depois da primeira leitura, faça uma revisão curta, de 4 minutos.

A ideia é que manter a consistência. Se a revisão é feita regularmente, a matéria fica sempre fresca na memória, dispensando revisões longas e monótonas, e por isso, aumentando a eficiência e poupando tempo.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/dicas-estudo/2015/04/29/3-passos-para-fixar-na-memoria-tudo-que-voce-estuda/

Autor: Yan Carvalho

Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ; Presidente da Liga Acadêmica de Anestesiologia - LANES UFRJ; Presidente da Associação Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro - AILADERJ.

Os comentários estão fechados.