Gastroenterologia ou Clínica Médica

Gastroenterologia ou Clínica Médica

Gastroenterologia ou Clínica Médica

Pergunta : Diego (Centro Universitário UniRG )

Primeiramente parabéns pelas repostas muito esclarecedoras, obrigado! Minha dúvida é sobre a clínica médica e gastroenterologia, sobre esse caminho. Já vi muitas respostas sua a respeito dizendo que tem boa qualidade de vida e boa remuneração, mas minha dúvida é a seguinte: com a grande quantidade de médico que irão passar a se formar, pretendo fazer uma residência que me diferencie muito do médico generalista, onde não são todos médicos que irão meter a mão , a gastroenterologia me fornece isso? E quanto a remuneração, mesmo em mercados saturados de gastro como Goiânia, a especialidade permite boa remuneração? Até porque em sua respostas o senhor cita a grande quantidade despropositada corriqueiras relacionado se gastro (gastro, refluxo, úlcera), mas se pensarmos bem, são coisas que praticamente todos os médicos tratam e sabem conduzir. E quanto a residência de clínica medica, o fato de tê-la no currículo, acrescenta em algo quanto a salário, valores de plantões e remunerações em geral? Agradeço muito se puder me responder, abraço!

Resposta :
O sucesso não vai depender de “fugir da concorrência “, mas sim de fazer uma boa formação médica, manter um bom círculo de relacionamentos, ser atencioso com os pacientes, em suma: fazer um bom marketing.
No sistema de saúde brasileiro os pacientes não gostam de passar por generalistas e logo que apresentam algum sintoma, procuram diretamente os especialistas.
A residência de clínica médica é pré requisito para a residência de gastro e além disso vai contribuir para uma boa base médica do ponto de vista técnico.
Um paciente que procura o gastro pode estar apresentando uma patologia de outro sistema que não o gastro e a sua formação de clínica vai ajudar a fazer o diagnostico.
Infelizmente, o generalista não é muito valorizado em nosso meio, por isso a maioria dos estudantes que optam pela clínica médica, acabam se especializando depois.
A residência de clínica médica, realmente vai facilitar empregos em plantões.

Sucesso

Mário Novais

Autor: Mário Novais

Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ; Presidente da Liga Acadêmica de Anestesiologia - LANES UFRJ; Presidente da Associação Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro - AILADERJ.

Os comentários estão fechados.