Neurologia

Neurologia

Neurologia

Pergunta : Marina ( Fundação Técnico Educacional Souza Marques – RJ )

Boa noite, Dr.! Parabéns pelo site! Sou interna, moro no Rio (pretendo continuar aqui), e estou quase decidida em fazer residência em neurologia. Me interesso muito pelo SNC, por tudo que exige mais da lógica e do raciocínio, e amo atender paciente idosos, bem mais que de outras idades. Mas, preciso admitir que uma boa remuneração também é fundamental para mim. Infelizmente, eu nem cogito especialidades cirúrgicas, e dermatologia, apesar do mundo insistir que tenho exatamente “o perfil”, também não gosto… A questão é: dá para ganhar bem como neurologista? E quais são os caminhos dentro da especialidade com melhor remuneração? Não gosto muito de CTI, emergência. Prefiro ambientes mais tranquilos: consultório, clínica… Não me importo de precisar estudar muito, realmente gosto disso! E teria condições de fazer algum estudo extra no exterior, se fosse ajudar na carreira.
Resposta :
O estudante de Medicina pode gostar de mais de uma especialidade e poderá escolher entre as 54 especialidades reconhecidas pelo CFM.
a neurologia é especialidade de acesso direto com duração de 3 anos na residência.
O mercado é carente de bons profissionais nessa especialidade e o envelhecimento da população é um fator facilitador no aumento da clientela, os pacientes criam grande dependência com seu neurologista o que gera fidelidade da clientela, a qualidade de vida do profissional é razoável , mas é uma especialidade um pouco triste. Os ganhos financeiros podem ser bons se vc somente atender pacientes particulares. Se for trabalhar com convênios, vale a pena se especializar em alguns exames complementares como polissonografia, EEG, potencial evocado…
Para ter um ideia se vc atender no seu consultório apenas 5 pacientes particulares por dia ( o que vai levar um tempo para ter essa média de atendimentos ), cobrando R$ 300,00 a consulta, estará recebendo no final do mês cerca de R$ 30.000,00.
Se decidir pela neurologia, invista na sua formação médica, faça uma boa residência, faça um bom marketing e tudo vai dar certo.

Sucesso
Mário Novais

 

Autor: Mário Novais

Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ; Presidente da Liga Acadêmica de Anestesiologia - LANES UFRJ; Presidente da Associação Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro - AILADERJ.

Os comentários estão fechados.