Pediatria ou Clínica Médica

Pediatria ou Clínica Médica

Pediatria ou Clínica Médica

Pergunta : Julliany ( Faculdades Unidas do Norte de Minas )

Olá Dr. parabéns pelo site! Estou no 12 período. Estou na dúvida sobre a residência. Entre clínica médica e pediatria. Gosto muito da área de urgência e emergência e de terapia intensiva. Se fizesse clínica iria me especializar em medicina intensiva. Mas penso que não teria muita qualidade de vida dando plantões pelo resto da vida. Na pediatria eu gosto da população atendida, prefiro atender crianças em consultório do que adultos. No entanto a pediatria é uma especialidade em baixa no país hoje. E eu não sei se a terapia intensiva pediátrica é uma boa área. Poderia me dar sua opinião?

Resposta :

Realmente a Pediatria, embora tenha alguns aspectos bons como muitos relacionamentos, grande fidelidade da clientela, bom status do profissional junto à família, carinho como o profissional é tratado…, é uma especialidade de qualidade de vida ruim. O pediatra, de um modo geral, trabalha muito, não tem hora para descansar, é chamado por telefone muitas vezes por dia, é mal remunerado, além da tendência de diminuição da clientela pela diminuição da natalidade n o Brasil.
A medicina intensiva em pediatra é área carente de profissionais e por isso um pouco melhor remunerada, mas é uma sub especialidade onde o profissional precisa ter um equilíbrio forte para lidar com algumas mortes de crianças, o que é sempre difícil emocionalmente.
O intensivista pediátrico vai trabalhar na maioria das vezes como plantonista ou passar a exercer a atividade de médico da rotina ou chefe da uti.
Paralelamente ao trabalho em UTI, nada impede que ele exerça as atividades de consultório pediátrico.
Já, se optar pela clínica médica, o leque de opções em termos de sub especialidades vai ser maior.

Sucesso

Mário Novais

 

Autor: Mário Novais

Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ; Presidente da Liga Acadêmica de Anestesiologia - LANES UFRJ; Presidente da Associação Interligas Acadêmicas de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro - AILADERJ.

Os comentários estão fechados.