UTI para Neurologistas e Anestesistas

UTI para Neurologistas e Anestesistas

Pergunta : Ivo ( FACERES- São José do Rio Preto )
Boa tarde. É possível trabalhar ao mesmo tempo como neurologista e intensivista, ou anestesiologista e intensivista? Grato!

Resposta :

Não é interessante o médico fazer duas especialidades porque os avanços tecnológicos atualmente são muito rápidos e fica difícil se manter atualizado em mais de uma especialidade ao mesmo tempo.

No entanto nada impede que um neurologista ou um anestesista trabalhe também como intensivista dando plantões.

Porém se ele quiser progredir na UTI onde dá plantões e tornar-se, por exemplo, o chefe da UTI, deverá aplicar para o título de especialista em terapia intensiva, fornecido pela AMIB em conjunto com a AMB.

A tendência é que em mais alguns anos seja exigido o título de especialista em terapia intensiva para todos os que estiverem dando plantão numa UTI.

Abaixo informamos as exigências da AMIB para prestar prova para obtenção do título de especialista nessa área em 2018.

DAS INSCRIÇÕES:

  1. Datas e condições:

As inscrições serão aceitas pela AMIB, no período de 16/04/2018 a 02/07/2018. Para se inscrever, o candidato deve conhecer e estar plenamente de acordo com o Edital do Concurso do TEMI/2018. Ao se inscrever, automaticamente se subentende que o candidato tem conhecimento das normas e condições estabelecidas no Edital, que as aceita incondicionalmente, e que não poderá alegar eventual desconhecimento.

Telefone para contatos: (11) 5089-2642. e-mail: titulos@amib.org.br Endereço da sede da AMIB: Rua Arminda, 93 7o andar – Vila Olímpia – São Paulo – SP – CEP 04545-100.

  1. Pré-requisitos para a inscrição:

2.1 CANDIDATOS COM TREINAMENTO ESPECÍFICO EM MEDICINA INTENSIVA EM SERVIÇO CREDENCIADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CNRM:

  1. 1.1  Estar formado há pelo menos 4 (quatro) anos até o último dia de inscrição do concurso e apresentar o certificado de conclusão da residência médica (RM) em Medicina Intensiva, fornecido pela CNRM.
  2. 1.2  O certificado de conclusão de RM em Medicina Intensiva no exterior será aceito caso seja validado de acordo com as normas do CNRM (Anexo II).

2.2 CANDIDATOS COM TREINAMENTO ESPECÍFICO EM MEDICINA INTENSIVA EM CENTRO FORMADOR CREDENCIADO PELA AMIB:

  1. 2.1  Estar formado há pelo menos 3 (três) anos até o último dia de inscrição do concurso, com apresentação do certificado de conclusão do Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI), emitido, devidamente cadastrado e regularizado pela AMIB.
  2. 2.2  O certificado de conclusão de Especialização em Medicina Intensiva realizada no exterior em Sociedade parceira da AMIB poderá ser aceito, desde que sejam cumpridas as normas estabelecidas no Anexo I do Edital. A análise final compete à Comissão do TEMI.

2.3 CANDIDATO SEM TREINAMENTO ESPECÍFICO EM MEDICINA INTENSIVA, OU SEJA, SEM RM EM MEDICINA INTENSIVA E SEM ESPECIALIZAÇÃO (PEMI/AMIB EM CENTRO FORMADOR OFICIAL):

  1. 3.1  Comprovar experiência profissional caracterizada pela jornada de trabalho de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais como plantonista em UTI, por período de pelo menos 8 (oito) anos, sendo que essa atividade deve ser ininterrupta nos últimos dois anos.
  2. 3.2  O tempo mínimo de experiência profissional deve ser apresentado na Declaração de Tempo de Experiência e é válido até a data da autenticação em cartório.

3.1 Declaração do(a) candidato(a), assinada e AUTENTICADA em cartório, da veracidade de todas as informações apresentadas. Atenção às datas, cargas horárias e cargos e funções administrativas dos signatários das Declarações de Experiência Profissional (se for o caso) e das cópias de certificados e

ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA– AMIB

Rua. Arminda, 93 – 7o andar – Vila Olímpia – São Paulo – 04545-100 Tel. (11) 5089-2642 – www.amib.org.br – titulos@amib.org.br

2018 TEMI EDITAL

2.3.3 É aceita apenas a experiência profissional obtida no território brasileiro. Experiência profissional no exterior não é aceita.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.