Medicina Generalista

Medicina Generalista

Pergunta : Cláudio ( Universidade Estácio de Sá – RJ )
Vale a pena para o médico generalista abrir um consultório de clínica médica? Os planos de saúde exigem residência em Clínica médica? Obrigado

Resposta :

Embora os médicos generalistas não sejam muito prestigiados em termos de status, o caminho mais simples de se melhorar a saúde de uma população, inclusive com baixo custo, seria pela medicina generalista, dentro de uma organização baseada na hierarquização e regionalização de serviços, focando principalmente na prevenção de doenças.

Vários esforços tem sido feitos no mundo inteiro para se valorizar a medicina generalista, porém a barreira começa pelo próprio estudante de medicina que sempre dá preferencia a aprender e lidar com doentes mais graves.

Do ponto de vista prático, o médico generalista conseguiria resolver mais de 80 % dos problemas que levam um paciente a um atendimento médico em consultório, posto de saúde ou mesmo serviços de emergência.

O Brasil precisa de bons médicos generalistas e esse profissional deve sim ter seu consultório de clinica médica.

No entanto, durante a residência de clínica médica, a maioria dos residentes acabam optando por escolher uma sub especialidade, como cardio, gastro, endócrino, pneumo…; o que não impede que mesmo tendo se sub especializado, ele continue no seu consultório a atender também pacientes de clínica médica.

Os convênios com planos de saúde, cada vez mais difícil de se conseguir, exigem sempre um certificado de especialista, que pode ser o certificado de residência em qualquer especialidade ou o título de especialista fornecido pela AMB em conjunto com a sociedade científica da especialidade.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.