Anestesiologia : Mercado Competitivo

Anestesiologia : Mercado Competitivo

Pergunta : Renato ( Universidade Estácio de Sá – RJ )
Bom dia, Dr. Estou terminando a faculdade e penso em anestesiologia, gostaria de esclarecer 3 pontos. Primeiramente, sobre a saturação no mercado principalmente no RJ, ouço falar que muita gente está fazendo anestesio e tenho receio da competição ser muito grande. Segundo, ao longo da residência, já ocorre de ser chamado para realizar anestesia em cirurgias eletivas por fora para ganhar um dinheiro extra? se sim, o preço cobrado poderia ser o comercial mesmo ainda não sendo formado? . Por último, com o medo do mercado competitivo, eu já ouvi falar sobre alguns “grupos de anestesistas” como se fosse uma “empresa” ou “colegiado” de anestesia que acaba se vinculando a cirurgiões e fazendo rodízio entre eles ao longo das cirurgias, pode me explicar como isso funciona e como faz para entrar nesses grupos? se o pagamento seria mensal ou seria um percentual de cada anestesia. Obrigado! e parabéns pelo belo site

Resposta :

O mercado da Medicina em geral é mesmo competitivo para qualquer especialidade.

Mercados competitivos exigem boa formação profissional para disputar o mercado.

Não se deve ter medo da concorrência, mas sim se preparar tecnicamente para a disputa e se fizer isso com um bom marketing não deve ter receio.

A escolha da especialidade é fundamental que seja bem feita, porque vai trabalhar nela por muitos anos.

A anestesiologia é uma boa especialidade em termos de remuneração e mesmo inserção no mercado de trabalho, porém, com certeza, perde em qualidade de vida.
É muito importante, na escolha da especialidade, se analisar 3 aspectos : a qualidade de vida que se vai ter, a remuneração e acima de tudo se o candidato vai se sentir confortável com o dia a dia da especialidade.
Muitos estudantes ao se formar analisam apenas a possibilidade de remuneração na especialidade escolhida, e depois se arrependem porque não se adaptam ao cotidiano da especialidade e à qualidade de vida que vai ter.
Isso tem levado muitos recém formandos a optar pela anestesiologia.
Em relação à inserção no mercado de trabalho, não deveria se preocupar porque durante a própria residência seu staff vai te ajudando nisso.
Como todo inicio em qualquer especialidade, pode ser um pouco difícil a colocação dentro de uma equipe de anestesia e vc estará no final da lista do grupo, ralando mais do que os demais membros do grupo e tendo que participar das cirurgias mais chatas e de menor remuneração . Porém com o tempo vc irá se fortalecendo dentro do grupo e subindo na hierarquia, até conseguir priorizar as cirurgias eletivas.
Evidente que fazer um bom network ajudará bastante, principalmente com seus colegas de turma que optarem pelas especialidades cirúrgicas.

Os grupos de anestesistas representam uma maneira de se ter uma melhor qualidade de vida na especialidade e ao mesmo tempo se poder atender a um número maior de cirurgiões. Ë bastante útil e durante a residência mesmo vc já vai ter oportunidade de entrar em algum grupo desses.

Existem várias maneiras de se repartir o dinheiro em grupos de anestesia. Alguns funcionam como caixa única e no final do mês se divide o arrecadado de acordo com a produtividade de cada um. Porém a maioria dos grupos funciona com cada anestesista recebendo o valor integral da própria cirurgia que houver feito.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.