Como Estudar Para a Prova de Residência

Como Estudar Para a Prova de Residência

Pergunta : Brenda ( Centro Universitário de Volta Redonda )
Olá! Gostaria de saber a respeito de cursos preparatórios pra residência alternativos ao medcurso, que sejam mais em conta e valham a pena, vocês sabem relatos de quem já fez? Também gostaria de saber se vale mais a pena ainda seguir um roteiro de estudos programado e estudar sozinha em casa.

Resposta :

Passos para conseguir ser aprovado nas provas de residência.:

1.Matricule-se num curso preparatório, tipo medcurso, medcel ou semelhante. Descubra qual o total de    páginas das apostilas de todo o ano ( em média são 1.600 páginas ).

Caso não possa fazer um desses cursos por limitação financeira, compre ou consiga emprestadas as apostilas de um desses cursos.

  1. Organize um método de estudo, distribuindo a quantidade de matéria pelo número de semanas do início dos estudos até o início das provas ( geralmente outubro ou novembro ), o que dá um total de cerca de 10 meses ou 40 semanas.
  2. dividindo 1.600 páginas por 40 semanas, significa que vc terá que estudar cerca de 40 páginas por semana.
  3. Use 3 dias da semana para estudar essas apostilas, ou seja 13 páginas por cada um desses 3 dias e faça os exercícios dessas páginas.( não obrigatoriamente esse estudo vai coincidir com as aulas do cursinho ).
  4. Separe 2 dias da semana par fazer revisão da matéria. Para a revisão ser eficiente vc deve ou fazer resumo das apostilas ou “marcar” com caneta colorida palavras-chaves em cada parágrafo da apostila. A revisão da matéria é a chave do sucesso para aprovação.
  5. Use o sétimo dia da semana para fazer uma prova de concursos anteriores ( é fácil conseguir isso na internet ). Acompanhe sua pontuação e preste atenção nas respostas erradas conferindo no gabarito.
  6. Faça um planilha com a pontuação obtida nas provas de anos anteriores e veja como está indo seu desenvolvimento. No inicio do ano, geralmente vc estará pontuando faixa de 50 % pois muita matéria ainda não vai estar estudada. Com o passar do tempo vc irá melhorando sua pontuação. Para conseguir aprovação, dependendo da especialidade,, seu objetivo é pontuar por volta de 80 %.
  7. treine fazer as provas de anos anteriores com bastante tranquilidade, prestando bastante atenção nos enunciados das questões e gastando as 4 horas que normalmente é o tempo das provas dos concursos. Se tiver terminado antes de completar as 4 horas, use o restante do tempo para rever suas respostas.
  8.  Sucesso  .   Mário Novais
widoctor

Os comentários estão fechados.