Promoção da saúde mental no local de trabalho – Parte I

Promoção da saúde mental no local de trabalho – Parte I

Promoção da saúde mental no local de trabalho – Parte I

O que é a promoção da saúde mental no local de trabalho?

A promoção da saúde mental inclui todas as ações que contribuem para uma boa saúde mental. Impõe-se perguntar: O que é a saúde mental? Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde mental é o «estado de bem-estar» no qual o indivíduo:
„ realiza as suas capacidades;
„ pode fazer face ao estresse normal da sua vida;
„ pode trabalhar de forma produtiva e frutífera; e
„ pode contribuir para a comunidade em que se insere(1).

A promoção da saúde mental tem como principal objetivo aquilo que mantém e melhora o nosso bem-estar mental. Importa sublinhar que, para ser tão eficaz quanto possível, a promoção da saúde mental deve incluir uma combinação da gestão dos riscos e promoção da saúde.

Os fatores que, no trabalho, garantem uma boa saúde mental são os seguintes:
„ apoio social;
„ sentimento de inclusão e de realização de um trabalho com significado;
„ encontrar sentido no trabalho realizado;
„ ter condições para tomar decisões no trabalho;
„ ter condições para organizar o trabalho de acordo com o seu próprio ritmo.

Porquê investir na promoção da saúde mental?

Em vários Estado-Membros da União Europeia, o absentismo, o desemprego e a incapacidade prolongada devidos ao estresse relacionado com o trabalho e a problemas de saúde mental têm vindo a agravar-se. Aliás, estima-se que, dentro em breve, a depressão será a principal causa de ausência por doença na Europa. Para além do absentismo, as consequências de uma má saúde mental estão ligadas a inúmeros outros efeitos negativos para as empresas, como níveis de desempenho e produtividade reduzidos, pouca motivação e elevada rotatividade dos trabalhadores.

Os empregadores europeus são legalmente obrigados a gerir todos os tipos de riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, incluindo os riscos para a sua saúde mental. Importa, contudo, sublinhar que uma boa promoção da saúde mental deve comportar ambos os aspetos (gestão dos riscos e promoção da saúde). O investimento na saúde mental e no bem-estar dos trabalhadores tem inúmeros benefícios para as empresas (como, por exemplo, um melhor desempenho e uma maior produtividade dos trabalhadores). Pode igualmente melhorar a imagem das empresas. Existem na Europa inúmeros prêmios relacionados com o local de trabalho que são atribuídos a empresas com um desempenho excecional em matéria de segurança e saúde no trabalho e que podem melhorar a reputação e o perfil das empresas, tanto a nível nacional como internacional.

TEXTO RETIRADO DO SITE: https://osha.europa.eu/pt/tools-and-publications/publications/factsheets/102

Walter Gonçalves

Os comentários estão fechados.