Escolha Precoce da Especialidade Médica

Escolha Precoce da Especialidade Médica

Pergunta : Luis ( Universidade Federal de Pelotas )
Olá! Ingressei no curso de medicina após ter realizado outra graduação e, por isso, aos 29 anos. Concluo a faculdade aos 35 e tenho me interessado bastante pela psiquiatria. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho e se a remuneração é atrativa. Além disso, em virtude da idade achas que terminar a residência aos 38 anos influencia em algo? Obrigado!

Resposta :
A escolha da especialidade somente deve ser feita quando o estudante estiver no último ano da faculdade. Antes disso, uma escolha precipitada pode atrapalhar seus estudos durante o curso e acabar numa escolha errada ou pode até te direcionar mais para essa escolha e no final da faculdade vc poderá querer troca-la e terá perdido tempo com essa escolha prematura.
Durante o curso médico vc vai ter oportunidade de fazer contato com diferentes tipos de pacientes e diferentes tipos de especialidades e terá condição de fazer uma escolha mais racional.
A escolha da especialidade adequada, casando características da especialidade com características pessoais suas, deve ser uma decisão muito importante; afinal vc vai trabalhar nessa especialidade por pelo menos 40 anos de vida.
Além disso, uma grande parte dos estudantes de medicina pensam em fazer neurocirurgia, talvez porque achem que é a especialidade mais importante e de maior status e quando começam a frequentar o centro cirúrgico nos rotatórios da faculdade, se desencantam com a cirurgia.
Assim, não tem porque fazer essa escolha agora.
Independente da especialidade que for escolher no futuro, vc pode ir engrossando seu currículo com monitorias e cursos extra curriculares.
Também pode preparar alguns trabalhos simples para serem apresentados em semanas científicas ou congressos, tipo “perfil nosológico de um ambulatório” ou descrição de casos interessantes que vc tenha visto nas enfermarias.
O teste vocacional de nosso site pode dar uma ideia de quais especialidades combinam com características próprias suas.

De qualquer modo, no site vc encontra n seção carreira médica vc encontrará várias observações a respeito da psiquiatria.

Complementando : muitos médicos se formam mais tarde do que vc se formará e  formando com 35 anos, terá ainda pelo menos mais 30 anos de atividade laboral. Seu grau de maturidade pessoal vai te ajudar no exercício da Medicina

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.