Habilidade Manual em Cirurgias

Habilidade Manual em Cirurgias

Pergunta : Gabriel ( Universidade Federal do Rio de Janeiro )
Bom dia, Dr. Mario. Eu sou um aluno entrando no 4 ano agora em 2019, e já faz um tempo que comecei a pesquisar e refletir sobre qual especialidade posso seguir ao final do curso. O problema é que eu já ouvi falar que a parte cirúrgica tem muito isso de “dom”, que a pessoa nasce com a “mão cirúrgica” e eu tenho medo de acabar escolhendo alguma área que tenha procedimento/cirurgia e não ser capaz, não conseguir. Sempre que penso sobre o futuro eu divido no meu pensamento as áreas clínicas e as áreas que possuem cirurgias (por exemplo: plastica, ortop, otorrino, oftalmo etc) , aí por medo eu acabo me fechando as áreas cirúrgicas e me viro para as clínicas. Isso acontece também porque esse ano eu tive uma matéria que tinha algumas aulas de sutura e nó cirúrgico e eu tive um pouco de dificuldade para a realização das suturas (porém admito que treinava pouco, fazia a sutura hoje e repetia só daqui há 2 meses na semana da prova, tentava reaprender). Aí meu pensamento era “se eu não consigo nem uma sutura(por mais que não treinasse tanto) quanto mais uma cirurgia” . Gostaria da sua opinião publicada aqui no site por favor. Muito obrigado.

Resposta :

Habilidades manuais provavelmente tem mais a ver com treinamento do que com perfis genéticos.

Exceto para a Neurocirurgia, onde as habilidades manuais são absurdamente necessárias, para as outras especialidades cirúrgicas o treinamento tornará o profissional habilitado para o desempenho diário.

Evidentemente alguns precisarão de maior treinamento do que os outros, e algumas residências médicas tem tentado definir o número de cirurgias (em treinamento) necessárias para que o residente se torne habilitado.

Por exemplo, na oftalmologia , tratando-se da cirurgia de catarata, que é a cirurgia mais comum na especialidade, o residente pode se  considerar bem treinado após ter realizado 150 cirurgias dessas.

Portanto não se preocupe por enquanto com essa sua habilidade manual porque se for mesmo pela escolha de uma especialidade cirúrgica, durante a residência vc vai adquirir essa habilidade.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.