Cirurgia da Mão

Cirurgia da Mão

Pergunta : Alexandre ( Universidade Federal da Bahia )

Estou terminando a residência de Cirurgia Plástica, e penso em fazer sub especialização em Cirurgia da Mão, por se tratar de área com viés especialização em Cirurgia da Mão, por se tratar de área com viés reconstrutor, com procedimentos complexos e delicados e por sofrer menor concorrência de outros profissionais, médicos ou não (como ocorre na plástica). Gostaria de mais informações a respeito da rotina e como anda o mercado de trabalho.

Resposta :

A cirurgia plástica é uma das melhores especialidades do momento, pois permite boa qualidade de vida, muito boa remuneração, clientela aumentando rapidamente, principalmente em função do aumento da expectativa de vida da população e da importância que se tem dado à estética .

Por isso, embora muitos cirurgiões  plásticos atualmente procurem escolher um nicho de mercado para atuarem, (alguns operam apenas lipos, outros somente mamas, outros somente nariz..outros pálpebras …), sugiro que não abandonem a plástica geral, pelo menos por um bom tempo, mesmo se caracterizando como sub especialista em alguma área da cirurgia plástica, como a cirurgia da mão..

A cirurgia de mão é uma das especialidades mais difíceis e lida com cirurgias delicadas, assim exige uma habilidade especial, que nem todos possuem.

O mercado é restrito, escasso de bons profissionais e consequentemente bem remunerado, mas é fundamental que esse especialista pertença, ou pelo menos esteja ligado, a um grupo geral de cirurgiões plásticos.

É uma sub especialidade que só deve ser escolhida por profissionais que pretendam trabalhar em cidades grandes, com mais de 500.000 habitantes e deve ser entendido que se vai levar um tempo relativamente longo para ser reconhecido como competente no meio médico e usufruir de indicações de outros colegas.

O Programa de Residência Médica de Cirurgia da Mão tem duração de 2 anos como especialidade que exige pré-requisito de Residência em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica.

Em média em todo o Brasil 40 profissionais são aprovados anualmente para obtenção do título de especialista, fornecido pela SBCM.

Mais informações sobre essa especialidade podem ser obtidas na página da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.

(www.cirurgiadamao.gov.br )

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.