Os filmes que abordam transtornos psiquiátricos

Os filmes que abordam transtornos psiquiátricos

Os filmes que abordam transtornos psiquiátricos

Frequentemente filmes são lançados e fazem sucesso com o  público por abordarem temas polêmicos e que chamam a atenção por ter uma temática voltada a personagens que portam algum transtorno psíquico. Quase em todos os filmes, podemos analisar seus personagens e perceber traços de um ou de outro transtorno psiquiátrico.

Cinema é uma paixão de muitas pessoas e assistir a um filme com o olhar mais aguçado para certos assuntos, temáticas, deixa esse hobbie ainda mais gostoso e interessante.

Pensando nisso, decidimos listar aqui alguns filmes que lidam com a temática psiquiátrica/ psíquica. Personagens envolventes e interessantíssimos que nos fazem repensar sobre os transtornos mentais e também sobre temas polêmicos que mexem com o mais íntimo das pessoas.

Conheça alguns filmes que tratam sobre as seguintes temáticas: Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Autismo, Fobia Social, Dependência Química, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtornos Sexuais e de Identidade de Gênero, Transtorno de Personalidades.

Abaixo haverá a descrição breve dos filmes, suas respectivas associações aos quadros psiquiátricos.

 

Transtorno Bipolar:

O lado bom da Vida:

O personagem principal Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) sofre de Transtorno Bipolar. Pat apresenta momentos de extrema irritabilidade, tornando-se agressivo e agitado quando está doente (em mania). Conhece Tiffany (Jennifer Lawrence) que lhe ajuda em sua melhora, descobrindo um novo talento, a dança.

 

cinema psiquiatria bipolar

 

Mr. Jones:

O protagonista Jones (interpretado por Richard Gere) também sofre com o transtorno bipolar. Possui momentos marcantes de euforia, pensamento grandioso, impulsividade e irritabilidade, que colocam sua própria vida em risco. No decorrer do filme apaixona-se por sua psiquiatra, desenrolando um romance. Cabe-se aqui destacar que, na vida real, o desenvolvimento de um romance entre o terapeuta e o seu paciente é algo muito delicado e não recomendado.

 

psiquiatria cinema bipolar

 

Esquizofrenia/ psicoses:

Uma Mente brilhante:

História verídica do matemático John Nash (interpretado por Russell Crowe), ganhador do prêmio Nobel de Economia e sabidamente conhecido por ser portador de Esquizofrenia. No filme, apresenta delírios e alucinações, criando histórias paralelas a sua vida real, sentia-se dentro de uma operação secreta, que o deixou com a sensação de estar sendo perseguido. No inicio do filme, documenta-se seu comportamento estranho e isolamento social, que podemos considerar como sintomas iniciais da esquizofrenia.

 

psiquiatria cinema esquizofrenia

 

A Ilha do Medo:

O protagonista, interpretado por Leonardo Di Caprio envolvido em uma trama  que se passa dentro de um hospital psiquiátrico. Suspense até o final…

 

psiquiatria cinema esquizofrenia

 

Estamira:

Documentário brasileiro, verídico, da senhora esquizofrênica vivendo em meio a um aterro sanitário. Alterna períodos de normalidade com períodos de alucinações, delírios e discurso com neologismos (palavras que não existem no vocabulário). Ela explorava temas como: a vida, Deus, o trabalho e reflexões existenciais acerca de si mesma e da sociedade. Momentos felizes e tristes estão presentes neste documentário emocionante.

 

psiquiatria esquizofrenia cinema

Cisne Negro:

Nina Sayers (Natalie Portman) assume o maior posto da companhia de balé. Sente-se pressionada em honrar o nome da famosa companhia, precisando lidar com a inveja das demais bailarinas, com a cobrança do diretor e a superproteção de sua mãe (ex- bailarina que não alcançou a fama). Nina vê-se completamente obcecada pela busca da perfeição da interpretação do seu personagem, rompendo a barreira da lucidez…

 

psiquiatria psicose cinema

Fobia social:

Desajustados:

Filme é uma coprodução da Islândia e Dinamarca. Descreve a vida do pacato e solitário Fúsi (Gunnar Jónsson), até conhecer a espevitada Sjöfn (Ilmur Kristjánsdóttir). Ao desenrolar da história, Fúsi surpreende, mostrando-se um ser humano muito especial, emocionando o telespectador. O filme também envolve a temática de bullying. Recomendadíssimo! Não julgue o filme pela capa!

fobia social bullying psiquiatria

 

Autismo:

Querido John:

Neste filme, o ator Richard Jenkins, pai do protagonista Jonh, em uma comovente atuação, interpreta um homem solitário que sofre com sua dificuldade de socialização, típica de uma pessoa autista. No filme também podemos perceber o interesse restrito (comum nesses quadros) que o levava passar horas examinando sua coleção de moedas.

 

psiquiatria autismo

Transtorno de Personalidade Borderline:

Garota Interrompida:

Filme baseado em livro de memórias homônimo, escrito por Susanna Kaysen. Winona Ryder interpreta Susanna Kaysen, uma jovem que foi diagnosticada com transtorno de personalidade borderline (limitrofe) em meados dos anos 60. Nessa época, foi mandada ao hospital psiquiátrico onde permaneceu internada por 2 anos. Lá conheceu muitas moças com histórias intrigantes e sedutoras, dentre elas Lisa Rowe (interpretada por Angelina Jolie), que possuia personalidade antissocial (antigamente descrita como sociopatia).

 

borderline psiquiatria

As vantagens de ser invisível

Logan Lerman interpreta Charlie. Charlie chega a uma escola para cursar o Ensino Médio e vê-se com dificuldades para formar novas amizades. Até que conhece Sam (Emma Watson) e Patrick  (Ezra Mille). O trio convive e emociona o público, trazendo temáticas típicas da adolescência. Logan, (assim como os demais atores), interpreta muito bem seu personagem, sabendo passar a sensação de uma pessoa que está saindo de um momento delicado de vida e aprendendo a lutar contra a depressão.O filme aborda sutilmente  a pedofilia e sugere-se que o protagonista apresenta instabilidade emocional.

 

borderline psiquiatria pedofilia

Transtornos Sexuais:

Transtorno de Identidade de Gênero:

A Garota Dinamarquesa:

Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne).  A interpretação do ator é espetacular, mostra com tamanha delicadeza e emoção a transformação de Einar em Lili. Esta foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo (de masculino para feminino). Chama a atenção o relacionamento que manteve com sua esposa, a pintora Gerda (Alicia Vikander). A amizade, amor e respeito permaneceram mesmo após Einar decidir se transformar em mulher (Lili).

 

transtorno de genero transexual psiquiatria

Descoberta da homossexualidade na adolescência e bullying:

Hoje eu quero voltar sozinho:

Filme brasiliero, com premiações internacionais. Leonardo (Ghillerme Lobo) é um adolescente cego que estuda em uma escola normal e dentre os alunos é o único que apresenta deficiência física. Sofre preconceito de alguns colegas em decorrência disso, mas lida sem grandes traumas, com o apoio da amiga Giovanna (Tess Amorin) e de Gabriel. O filme aborda com delicadeza alguns tabus: a descoberta da (homo) sexualidade e a busca pela independência por um garoto cego.

 

homossexualidade psiquiatria

Pedofilia:

A Caça

Filme que merece muito ser visto, porém deve-se ter estômago forte para tal. Lucas ( Mads Mikkelsen) interpreta um professor que é acusado por sua aluna de ter lhe mostrado as partes íntimas. A partir deste relato, a vida de Lucas muda completamente e a acusação de ser um pedófilo traz consequências terríveis para sua vida. Lucas não conforma-se em ser acusado sem provas e decide permanecer na cidade, mesmo correndo risco de vida.

 

pedofilia psiquiatria

 

O lenhador:

Walter (Kevin Bacon), muda-se para uma pequena cidade, após sair da prisão, onde passou os últimos 12 anos de sua vida. Escolhe uma casa localizada em frente a uma escola e começa a trabalhar em uma madeireira. Faz amizades e inicia um romance com Vicki (Kyra Sedgwick) porém as coisas mudam quando as pessoas descobrem o crime pelo qual foi condenado.

 

Compulsão sexual

Ninfomaníaca:

O filme aborda o tema da ninfominia – compulsão sexual feminina. Filme polêmico, mostra a vida sexual de uma mulher, desde a infância até a velhice, chegando a  mostrar cenas de sexo reais. O filme inicia com Joe (interpretada por Charlotte Gainsbourg) sendo resgatada em um beco após ser agredida. Joe começa a contar sua trajetória de vida, marcada pelas suas aventuras sexuais e conseguindo mostrar seu sentimento de enorme culpa por tudo que viveu. Filme bastante polêmico, que deixa o espectador muitas vezes desconfortável em sua poltrona.

 

ninfomaniaca psiquiatria sexualidade

Shame

O filme trata sobre satiríase – nome que se dá a compulsão sexual masculina. No filme, o protagonista Brandon (interpretado por  Michael Fassbender) é obcecado por sexo. O filme apresenta muitas cenas de sexo, porém não são nenhum pouco excitantes, sendo  mostradas de forma incômoda. Para o protagonista, o ato torna-se um martírio e algo repulsivo, lhe trazendo grande sofrimento e dificuldade em ter uma relação saudável, duradoura e verdadeiramente prazerosa.

 

compulsao sexual psiquiatria satiriase

 

Dependência química:

Diário de um adolescente:

Neste filme, Leonardo Di Caprio interpreta Jim, um adolescente talentoso para esportes, que acaba desviando do seu caminho de sucesso quando entra no mundo das drogas. Jim transforma sua vida em um inferno, ao vê-se totalmente dependente de drogas, chegando a praticar crimes e a prostiuir-se para bancar seu vício.

 

drogas psiquiatria dependencia quimica

 

Réquim para um sonho:

Um filme duro e triste. Narra a história do casal Harry e Marion (interpretados respectivamente por Jared Leto e Jennifer Connelly) e da mãe de Harry, Sara (interpretada por Ellen Burstyn). O casal, dependente de heroína, expõe-se a muitos riscos, perdendo a total noção do que estão fazendo de suas vidas. Já a mãe, Sara, torna-se uma viciada por pílulas emagrecedoras, pois sonha em conseguir vestir seu vestido vermelho novamente e participar do seu programa de TV favorito.

 

drogas dependecia quimica psiquiatria

28 dias:

Gwen Cummings (Sandra Bullock), é uma escritora que leva sua vida inconsequentemente. Vê-se internada em uma clínica de reabilitação para dependentes de álcool, após provocar um acidente de carro. Antes sem qualquer crítica em relação a sua dependência de álcool, aos poucos Gwen começa a perceber que o álcool realmente tomou um grande espaço em sua vida. Auxiliada por outros pacientes, Gwen começa a se dar conta de que tem um sério problema.

 

drogas dependencia quimica psiquiatria

 

Transtorno Obsessivo Compulsivo:

Melhor é impossível

Melvin Udall (Jack Nicholson) é um escritor que apresenta transtorno obsessivo compulsivo. Personagem solitário, precoceituoso e misantropo, vê-se em uma nova situação de vida, quando é obrigado a cuidar do cachorro do vizinho homossexual, que fica hospitalizado. Na trama, Melvin, que diariamente vai ao mesmo restaurante, senta-se na mesma mesa, levando seus próprios talheres descartaveis, acaba interessando-se pela garçonete Carol Connelly (Helen Hunt). O filme possui passagens engraçadas sobre o temperamento do protagonista e apresentam a doença de forma peculiar.

 

toc transtorno obsessivo compulsivo psiquiatria

 

Personalidade Antissocial:

Laranja mecânica:

Filme produzido e dirigido por Stanley Kubrick, adaptado do romance homônimo de Anthony Burgess, de 1962. O filme se passa em uma Londres futurista em que Alex (Malcolm McDowell), o protagonista, é um antissocial (antigamente descrito como sociopata). Alex lidera uma gangue de arruaceiros, com  a qual comete crimes terríveis. Alex acaba sendo pego pela polícia e é submetido a um tipo de tratamento controverso através de condicionamento psicológico. Filme psicologicamente denso e pesado.

 

psicopata psiquiatria

 

Demência:

Para sempre Alice:

Filme trata do desenvolvimento da demência de Alzheimer precoce. A protagonista Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguistica, que começa a esquecer palavras e perder-se nas ruas da cidade onde sempre morou. Alice vê-se consternada ao perceber que não consegue mais produzir memórias recentes e precisa formular métodos para que consiga superar tais déficits. Filme muito emocionante.

 

alzheimer psiquitria demencia

TEXTO RETIRADO DO SITE: https://psiquiatrafloripa.com.br/filmes-sobre-transtornos-psiquiatricos/
Walter Gonçalves

Os comentários estão fechados.