Otorrino ou Oftalmologia – Widoctor

Otorrino ou Oftalmologia

Otorrino ou Oftalmologia

Pergunta : Douglas (Universidade Federal de Juiz de Fora )
Bom noite! Estou com 28 anos, por algumas razões preferi não me especializar logo quando me formei. Hoje, estou decidido a prestar residência e preciso de uma orientação quanto a qual especialidade escolher. Fiz o teste vocacional, porém gostaria muito da sua opinião. Tenho preferência por áreas clínicas, porém me sentiria mais satisfeito se incluísse procedimentos ou cirurgias pequenas, como otorrino ou oftalmo. Porém sei da dificuldade atual de entrar para essas especialidades (não sei quanto tempo demoraria estudando até ser aprovado em alguma delas). Já pensei em realizar medicina de família apenas pela bonificação de 10%, porém tenho medo dessa regra ir por terra abaixo e acabar fazendo uma especialidade a qual não tenho interesse. Além do mais, me sinto “velho” não tendo iniciado ainda uma residência, enquanto colegas já estão finalizando as suas e entrando no mercado de trabalho com força. Dentro do citado e da realidade atual, quais especialidades (ou estratégia) me recomendaria? Desde já agradeço!

Resposta :

A Residência Médica é fundamental na formação profissional do médico, porque por melhor que seja a faculdade de Medicina os conhecimentos teóricos carecem de complementação com mais atividades práticas e a residência é basicamente “treinamento em serviço “

A escolha da especialidade deve ser feita de forma bastante racional, tentando associar características próprias da especialidade com características pessoais do estudante e futuro médico.

O teste vocacional de nosso site procura fazer essa associação de características .

Lembre que após a residência vc vai trabalhar na área por mais pelo menos 40 anos e portanto deve estar feliz e acima de tudo confortável com o seu dia a dia profissional, assim não pode escolher a especialidade apenas pela facilidade ou dificuldade de ser aprovado na prova de residência da especialidade. Estude bastante que será aprovado….

Concluindo, se vc se identifica com a otorrino e/ou com a oftalmologia, não tem porque não escolher uma dessas duas, que são ótimas especialidades.

Ambas consistem de atividades clínicas mais atividades de exames e cirurgias.

widoctor

Os comentários estão fechados.