Sub Especialidades Oftalmológicas – Widoctor

Sub Especialidades Oftalmológicas

Sub Especialidades Oftalmológicas

Pergunta : Diogo ( Santa Casa de São Paulo )
Obrigado pelo site! Sobre oftalmologia, há grande necessidade de fazer essas subs depois ? (Catarata, Retina…), Ou só de terminar a residência de oftalmologia já posso sair fazendo tudo da área? E como funciona essas subs, são residências tbm com processo seletivo concorrido?

Resposta :

A residência em oftalmologia habilita o profissional médico a desempenhar as atividades do dia a dia da especialidade, com capacidade técnica para atender todas as patologias da área, inclusive as cirúrgicas.

No entanto, atualmente, existe uma tendência a se procurar uma sub especialidade após a residência de 3 anos e daí apareceram os chamados R4 ou os Fellowship, que duram de 1 ano a 3 anos, dependendo do serviço e que são relativamente bem disputados.

Uma residência de oftalmologia bem feita, com staff comprometido com o ensino, com uma boa estrutura hospitalar e com um numero grande de pacientes e de cirurgias ( vc precisa realizar pelo menos umas 150 cirurgias de catarata por faco durante a residência )  vai habilitar o profissional a exercer a especialidade com segurança, mesmo sem ter feito nenhum fellow.

Evidente que vc deve ter a humildade para encaminhar os pacientes mais específicos para os sub especialistas.

Por outro lado se vc quer ser cada vez mais competitivo no mercado de oftalmologia uma sub especialidade pode ser útil para alavancar sua carreira.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.