Dúvida na Escolha da Especialidade – Widoctor

Dúvida na Escolha da Especialidade

Dúvida na Escolha da Especialidade

Pergunta : Fabíolla (Centro Universitário do Maranhão)

Boa noite! Estou no 6 ano da faculdade e desde que entrei sempre quis fazer Otorrino (sou cirurgião-dentista) e acreditava que seria uma boa escolha, pois sempre identifiquei com patologias orofaciais/cabeça/pescoço. No entanto, no decorrer do curso tive muito contato com a cirurgia e a GO e as duas me despertaram interesse também, pois sempre tive aptidão por procedimentos. Como escolher entre essas 3? Ainda me questiono sobre qualidade de vida e rotina médica. Preciso muito de uma luz!Obrigada!

Resposta :

É comum ao chegar próximo do final do curso médico, o estudante ficar em dúvida na escolha da especialidade pelo fato de se sentir atraído por mais de uma especialidade.

Isso é bem justificável se considerarmos que são 54 especialidades oficiais de acordo com o Conselho Federal de medicina, sendo comum se gostar de mais de uma delas.

De qq modo, a escolha deve ser o mais racional possível pois serão muitos anos de atividade laboral e o médico deve se sentir feliz e confortável com o seu dia a dia.

Na escolha da especialidade, devemos levar em consideração basicamente 3 aspectos :

  1. Que qualidade de vida essa especialidade me permite ?
  2. Quais são as possibilidades de ser bem remunerado ?
  3. Que tipo de paciente vou atender ?

A terceira pergunta deve ser fundamental na sua escolha, já que vai lidar com esse tipo de paciente por muitos anos, sendo importante que esse contato seja confortável para você.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :

  1. Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
  2. Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
  3. Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, pediatria, neurocirurgia…

Sugiro que vc faça o teste vocacional de nosso site e analise com carinho as 5 primeiras especialidades apontada no seu teste.
O teste procura “casar” sua personalidade com as características de cada especialidade
No nosso site, seção carreira médica vc encontra informações sobre praticamente todas as especialidades

No seu caso específico a otorrino seria uma boa escolha.

widoctor

Os comentários estão fechados.