Psiquiatria : Futuro e Mercado de Trabalho – Widoctor

Psiquiatria : Futuro e Mercado de Trabalho

Psiquiatria : Futuro e Mercado de Trabalho

Pergunta : Lucas (Centro Universidade do Planalto Central)
Olá , gostaria de saber a respeito da psiquiatria. Como será o mercado daqui uns anos e a média salarial.

Resposta :

A Psiquiatria é uma especialidade que depende muito pouco de convênios médicos, o que facilita uma boa remuneração . No entanto a clientela não aumenta tão rapidamente porque ainda existe muito preconceito em relação à especialidade.

Apesar de ser uma especialidade de acesso direto com a residência médica durando 3 anos, é sempre importante a formação analítica que leva mais 5 anos.

Uma das áreas interessantes para o psiquiatra, do ponto de vista mercado de trabalho, é o segmento que lida com usuários de drogas, problema nacional que está sendo muito debatido atualmente pelos órgãos governamentais.

A Psiquiatria Forense também permite boa remuneração aos especialistas.

Para driblar o preconceito, uma das estratégias de divulgação do psiquiatra pode ser a de promover palestras comunitárias com o titulo de “Saúde Global “, abordando aspectos físicos e mentais.

Um outro tema para essas palestras pode ser “Depressão,: Uma doença da modernidade “

A depressão é uma das doenças de maior prevalência no mundo todo e agora tem sido diagnosticada com frequência, o que facilita um aumento da clientela para o psiquiatra.

A Psiquiatria é uma especialidade que permite boa qualidade de vida para o profissional, mas está na lista das especialidades tristes, pelo tipo de paciente que atende.

A psiquiatria pode se tornar um pouco mais tranquila se você selecionar a clientela que vai atender (de um modo geral só vai poder fazer isso depois de algum tempo de formado) já que uma grande parte dos pacientes são pacientes com depressão e com bom prognóstico. Se vc também atuar numa área como a terapia analítica freudiana também lidará com patologias tranquilas para o profissional e terá uma boa qualidade de vida.

Então, o Mercado de trabalho da psiquiatria é muito bom, principalmente se levarmos em consideração a grande incidência de depressão na população e a diminuição lenta porem real da aceitação das pessoas em procurar um psiquiatra nesses casos de depressão.
Embora o psiquiatra possa trabalhar com convênios médicos, existe um bom mercado para clientela de pacientes particulares.
Os avanços da neurociência vem afetar positivamente a especialidade; alguns acreditam que todos os transtornos psicóticos e neuróticos em breve poderão ser tratados com medicamentos; o que aumentará ainda mais a clientela dos psiquiatras.
A qualidade de vida pode ser boa se o especialista “filtrar” sua clientela evitando algumas patologias mais trabalhosas como adição de drogas, esquizofrenias…
A remuneração também é boa, principalmente considerando a grande possibilidade de adquirir clientela particular.

A renda do psiquiatra pode ser boa dependendo do tempo de formado e da cidade onde estiver trabalhando, assim não haverá necessidade de vc dar plantões de clinica médica.

Com um bom tempo de formado, atendendo no consultório apenas pacientes particulares, se tiver uma média de 10 pacientes por dia , 4 dias da semana, cobrando um valor médio de R$ 300,00 por consulta, vc terá um faturamento mensal de R$ 51.600,00.

O empreendedorismo seria iniciar atividade de consultório o mais cedo possível, fazer um bom marketing para alavancar a clientela e depois partir para montar uma clinica maior onde poderia colocar outros médicos para trabalhar. E ainda, talvez, partir para uma clinica com internações de curta permanência.
Outro caminho especial seria criar um serviço de controle de obesidade com tratamento iniciando pela psiquiatria ao invés de ser iniciado pela endocrinologia, já que na obesidade existe um fator “compulsivo “ de difícil controle pelos endocrinologistas

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.