Oftalmologia : Boa Especialidade – Widoctor

Oftalmologia : Boa Especialidade

Oftalmologia : Boa Especialidade

Pergunta : Antonio ( Hospital de Olhos )
Boa noite, Tenho 36 anos de idade, 7 anos de formado e já estava cansado do PSF e plantões de clínico mal remunerados. Resolvi estudar ano passado e fui chamado na semana passada na especialidade de oftalmologia numa instituição reconhecida. Sinto que ainda estou perdido com tudo novo (cidade, especialidade, colegas) ainda mais tendo que vir embora, largar tudo para trás, deixar de ter remuneração e gastar (a especialidade é paga e não tem bolsa, além de aluguel alto e despesas pessoais) e assumir novas responsabilidades no difícil dia a dia de uma capital… Vejo as pessoas falando muito bem da oftalmologia mas também penso que o mercado pode estar difícil, além de todo o investimento nestes 3 anos, ficam as dúvidas: será que terei habilidade cirúrgica? Se não tiver, será que serei bem remunerado só com oftalmo clínica e os exames? Será que terei contato que pode facilitar minha inserção no mercado de trabalho? Será que terei grana o suficiente (e retorno) para o investimento necessário no início da carreira, em um consultório por exemplo ainda mais em tempos de optometristas? Será que não é tarde estar ainda começando a carreira de oftalmo com quase 39 anos? Será que vale a pena arriscar tudo e torrar as economias nesses 3 anos? Já tive contato prévio com estágios que fiz de poucos dias na especialidade só observando e gostei (no geral) do dia a dia, por isso a escolhi. Dos acessos diretos foi o que mais me interessou. Não queria fazer clínica (q gosto) com 36 anos pois demoraria pra ser inserido no mercado de trabalho (4 anos) e o dia a dia da residência de clínica é muito puxado. Enfim, será que valerá a pena a oftalmologia?

Resposta :

Os medos que normalmente aparecem em nossa vida, precisam ser vencidos com determinação pois dificultam nosso progresso na carreira.

A oftalmologia é uma das melhores especialidades médicas e vc não vai se arrepender de ter dado um passo atrás nos plantões e no PSF, para ir muito mais longe com a oftalmo.

O mercado da oftalmologia ainda é muito bom, evidentemente que no inicio vai precisar ralar bastante como no inicio de qualquer especialidade.

As cirurgias na oftalmo, principalmente as faco de catarata são relativamente fáceis de aprender com o treinamento na especialização, mas muitos oftalmos preferem não realizar cirurgias e ficar somente na clinica e exames complementares de oftalmo, que também darão ótimos rendimentos financeiros.

Quanto à idade, não deve se preocupar pois acabando a formação com 39 anos ainda terá mais 30 a 40 anos de atividade laboral ( um oftalmo pode tranquilamente trabalhar até os 80 anos de idade, se quiser ).

Os optometristas também não vão influenciar no mercado de trabalho dos oftalmologistas.

Além disso no inicio de carreira, o oftalmo vai trabalhar em clinicas de outros oftalmos e depois vai montando sua clinica aos poucos. Não é difícil conseguir financiamento para aquisição dos equipamentos

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.