Residência de Clínica : Onde fazer – Widoctor

Residência de Clínica : Onde fazer

Residência de Clínica : Onde fazer

Pergunta : João Vitor (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Gostaria, antes de mais nada, de parabenizar o site pela qualidade das informações. E minha dúvida é quanto à residência de clínica médica. Sou do Rio de Janeiro, mas sempre ouço dizerem que o ideal seria fazer residência em São Paulo, BH, Rio Grande do Sul.. e que o Rio está em decadência, com hospitais sucateados, apesar de ter um bom corpo docente. Até que ponto isso é verdade e até que ponto isso interfere de fato na minha formação? Grato

Resposta :

A residência médica é insubstituível na formação do profissional e de preferência deve ser realizada em grandes centros, onde se poderá ter uma boa prática, bons orientadores e um número grande de pacientes, além de permitir expandir o círculo de relacionamentos, fator importante para o sucesso profissional.

A infraestrutura hospitalar assume um papel importante na qualidade da residência e no momento São Paulo apresenta a melhor estrutura hospitalar do País.

Porém ainda existem excelentes serviços fora de São Paulo onde poderá fazer ótima residência. Podemos citar no Rio de Janeiro a UFRJ (Hospital do Fundão) e a UERJ (Hospital Pedro Ernesto). São excelentes residências na área de clínica médica.

Rio Grande do Sul ( HC e PUC ) são ótimas opções. UFMG e UFJF também são ótimas em clínica médica.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.