Medicina Popular – Widoctor

Medicina Popular

Medicina Popular

Pergunta : Larissa (Universidade Federal de Minas Gerais)
Como lidar com o crescimento das clinicas populares, principalmente no inicio da carreira quando você ainda não tem um consultório estável. Os valores pagos pelos serviços médicos são muitas vezes desrespeitosos, porém há uma crescente de abertura de novas clinicas e muitas vezes são um alternativa de fonte de renda.

Resposta :
Uma excelente maneira de iniciar a carreira após a residência médica é a chamada “ medicina popular “.
O Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes; apenas 40 milhões tem planos de saúde, ou seja existem cerca de 160 milhões de pessoas que não tem planos de saúde; que não estão satisfeitos com o SUS, que não tem dinheiro para medicina particular, mas que conseguem fazer esforço e pagar uma consulta de R$ 80,00 ou 100,00.

De um modo geral, são clínicas simples, básicas, em regiões de população com pouco recurso e sem planos de saúde, com clientes que não podem pagar medicina privada.

Quando o médico termina sua formação profissional ( após a residência ) e se inicia na atividade de consultório ( mesmo que seja apenas um horário alugado em consultório de outro profissional), os chamados convênios com planos de saúde são dificílimos  de se conseguir , o que prejudica o desenvolvimento da carreira do profissional, que nesse momento já está buscando uma fonte de renda mais estável e talvez a clínica popular possa representar essa fonte de renda.

Muitos profissionais utilizam as clinicas populares apenas numa fase inicial de carreira e posteriormente passam a selecionar mais a clientela, porém vários profissionais preferem lidar com o mercado da medicina popular para sempre.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.