Cardiologia : Mercado de Trabalho – Widoctor

Cardiologia : Mercado de Trabalho

Cardiologia : Mercado de Trabalho

Pergunta : Gabriel (Universidade Federal da Bahia)
Olá. Penso em fazer cardiologia e gostaria de saber um pouco mais sobre o mercado de trabalho, projeções futuras da profissão e remuneração média dessa especialidade. Ainda vale a pena ser cardiologista? Obrigado

Resposta :

É claro que sempre devemos analisar o mercado de trabalho na hora de escolher a especialidade, mas se realmente estiver interessado na cardiologia deve ir em frente e elaborar uma estratégia de desenvolvimento de carreira, de modo que possa ultrapassar algumas dificuldades do mercado.
O crescimento da clientela em qualquer especialidade depende de uma série de fatores, tais como tempo de formado, qualificação profissional cidade onde se vai trabalhar, relacionamentos pessoais, concorrência local, resultados obtidos no tratamento dos pacientes e acima de tudo do marketing que utilizar para impulsionar a carreira.
Sugiro que faça uma boa formação com residência em grande centro, talvez mestrado ou doutorado, curso de ecocardiograma e se aprimore nos exames complementares da especialidade como Holter, Mapa, teste de esforço e o próprio Eco, para ser um cardiologista completo.
Para ter uma ideia melhor do mercado:
Salvador tem quase  3 milhões de habitantes, sendo, segundo IBGE, cerca de 500.000 habitantes com mais de 50 anos de idade ( possíveis clientes do cardiologista). Considerando 3 consultas de cárdio por ano para esses pacientes, teríamos 1.500.000 consultas anuais ou 125.000 consultas mensais, que divididas pelos 800 cardiologistas de Salvador daria uma média de 156 consultas por mês para cada cardiologista. Considerando um valor médio de consulta ( ticket médio) de R$ 200,00 ( muitas são consultas de convênios e outras são consultas particulares ), daria uma receita mensal de R$ 31.200,00 para cada cardiologista. Além disso teria a receita proveniente de algum emprego fixo que o cardiologista tiver e também de exames complementares que fizer no consultório. Parece um bom mercado,
porém quem usar o melhor marketing vai conseguir uma melhor fatia desse mercado.
Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.