Pediatria : Boa Opção Como Especialidade ? – Widoctor

Pediatria : Boa Opção Como Especialidade ?

Pediatria : Boa Opção Como Especialidade ?

Pergunta : Pedro (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos)
Olá dr. boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer pelo site, respostas muito claras e esclarecedoras. Gostaria de tirar uma duvida a respeito de Pediatria, li aqui no site e em outros lugares várias vezes e isso me preocupa, pois cogito muito esta especialidade. A remuneração e mercado de trabalho, são tão drasticamente mais baixos do que outras especialidades, como otorrino e endocrino? dermatologias é outra que gosto, mas eu gosto muito da dinâmica de pacientes crianças e sempre me imaginei neste ramo. Pro caso da pediatria realmente ser inviável, o que me sugeriria de outras especialidades, que lidem frequentemente com crianças? alguma especialização em endocrino ou otorrino, por exemplo? aqui em barretos cogita-se muito oncologia infantil, mas não si se suporto a carga emocional… por outro lado, voltando à questão da pediatria, não acho que me incomoda muito a idéia dos pais chamando 24h por dia, mais sim a remuneração e mercado, se forem muito piores (quão?). desde já agradeço pela resposta e atenção! obs. aceito sugestões de outras areas, completamente diferentes das que citei, com boa remuneração e contato com crianças, qualidade de vida, etc.. Pedro

Resposta :

Considerando a qualidade de vida, a remuneração e o dia a dia, a pediatria realmente não é das melhores especialidades, embora traga algumas satisfações pessoais.
O pediatra tem bastante prestigio junto à clientela, tem um papel importante dentro da sociedade e faz muitos amigos, porem o dia a dia é pesado e a remuneração não condiz com sua responsabilidade.
Para fazer uma sub especialidade dentro da pediatria, precisa concluir s 3 anos de residência em pediatria e depois partir para a sub especialização.
Acontece que as sub especialidades pediátricas também não são muito interessantes do ponto de vista mercado de trabalho; exceção para a alergia/ imunologia e homeopatia, que são boas especialidades e a clientela aumenta rapidamente.
Como muitos médicos estão desistindo da pediatria e a população não está muito satisfeita com os atendimentos de planos de saúde, está aparecendo uma janela de oportunidade para pediatras que atendem apenas pacientes particulares, o que pode gerar uma boa remuneração.
Caso o pediatra não queira fazer consultório, vai ter que trabalhar como plantonista eternamente, o que não é o ideal como qualidade de vida.

De um modo geral, as especialidades que são beneficiadas com exames, procedimentos ou cirurgias acabam permitindo uma melhor remuneração ao profissional. Nesse aspecto a oftalmologia, a otorrino e a dermatologia (citadas por vc) permitirão uma melhor remuneração, além de também permitir uma melhor qualidade de vida do que a pediatria.

São 54 especialidades médicas reconhecidas pelo CFM, assim sempre existirão umas 4 ou 5 especialidades onde o profissional vai ser feliz e se sentirá confortável no seu dia a dia futuro.

Sugiro que vc faça o teste vocacional do nosso site e analise com carinho as 5 primeiras especialidades apontadas no teste.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.