Radiologia : Laudos a distância – Widoctor

Radiologia : Laudos a distância

Radiologia : Laudos a distância

Pergunta: Saulo (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina)

Olá, sou acadêmico da 12 fase e estou em duvida quanto a especialidade que irei seguir. Tenho interesse na área de radiologia, gostaria de saber mais sobre como funciona os laudos a distância, são menos remunerados comparados aos laudos presenciais? Existe um período no qual eu devo laudar, ou posso fazer o laudo ou não quando eu quiser?

Resposta:

A telemedicina vem abrindo possibilidades para se levar conhecimentos para um País continental como o Brasil e ao mesmo tempo ampliando possibilidades de mercado para o médico.

A radiologia já vem utilizando essa tecnologia e através de uma empresa habilitada tecnologicamente (existem necessidades especiais de equipamentos e banda larga) o médico pode dar o laudo a distância.

Essas empresas normalmente dispõem de radiologistas de plantão ou alcançáveis a qualquer momento para os casos de emergências (tipo tomografia para serviços de emergências clinicas).

Então existem os laudos de emergência, porem a maioria dos laudos serão eletivos e aí o radiologista pode fornecer esses laudos posteriormente.

Essas empresas são contratadas pelos hospitais para fornecerem laudos aos hospitais e cobram por exemplo dos hospitais, R$ 7 a 10,00 por laudo de R-X e R$ 50 a 60,00 por laudo de tomografia. As empresas então repassam para o radiologista cerca de 50 % desse valor.

Os radiologistas podem ainda trabalhar sem essas empresa intermediárias, cobrando direto dos hospitais, conforme um contrato firmado entre as partes.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.