Urologia ou Cirurgia Plástica – Widoctor

Urologia ou Cirurgia Plástica

Urologia ou Cirurgia Plástica

Pergunta : Samantha ( Rio de Janeiro )
Sou formada em cirurgia geral e estou na dúvida entre plástica e urologia. Poderia me dar mais informações sobre as áreas, mercado e remuneração ? Obrigada!

Resposta :

A escolha da sub especialidade cirúrgica deve levar em consideração, além da qualidade de vida permitida e da possível remuneração, principalmente como será o dia a dia do profissional, ou seja tipo de pacientes e tipos de cirurgias  com as quais vai lidar.

Algumas informações sobre essas especialidades citadas por vc talvez possam te ajudar na escolha :

A Cirurgia Plástica é uma boa especialidade e o Mercado está cada vez ficando maior. O Brasil é o segundo País do mundo em número de cirurgias plásticas. São aproximadamente 600.000 cirurgias por ano.

Outra vantagem dessa especialidade é que não depende de planos de saúde, as cirurgias plásticas, que na maioria são estéticas, são  sempre pagas diretamente pelos clientes.

Além disso, a qualidade de vida desses profissionais é muito boa porque na maioria das vezes, as cirurgias são eletivas.

O status do especialista nessa área também é excelente; é uma categoria médica elitizada e talvez por isso muitos alunos de Medicina, em algum momento, pensem em serem cirurgiões plásticos.

Alguns aspectos especiais devem ser considerados na escolha dessa especialidade:

Para ser um cirurgião plástico de conceito médio, a maioria dos médicos pode conseguir, já que muitos procedimentos são técnicos e relativamente fáceis de se aprender com uma boa residência médica.

No entanto, para ser um Cirurgião Plástico acima da média e de grande fama, será necessário uma grande “ habilidade artística “( que nem todos possuem), além de uma boa dose de marketing.

Além disso, o amadurecimento do profissional dentro da especialidade é um pouco demorado e a duração da carreira também é mais curta; uma cliente de cirurgia plástica não vai querer ser operada por um cirurgião recém formado e também não vai querer os serviços de um cirurgião muito velho. Ela vai preferir um profissional na faixa entre 45 e 50 anos de idade.

Muitos cirurgiões plásticos após a residência ficam angustiados porque o aumento da clientela é um pouco lento, mas como todo início de carreira isso é comum e tem mesmo que “ralar muito ” para se colocar no mercado.

A saída para esse especialista no inicio de carreira será os plantões como cirurgião geral ou mesmo como emergencista clinico e as cirurgias plásticas a nível de mercado popular em bairros mais simples.

A urologia é uma das melhores especialidades cirúrgicas em função da população estar envelhecendo e da importância que se tem dado recentemente à prevenção do câncer de próstata, além dos novos medicamentos para disfunção erétil, o que faz aumentar rapidamente a clientela do urologista. Além disso, a especialidade abrange vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos (endoscopias principalmente) e cirurgias que agregam valor à consulta do urologista. A qualidade de vida é boa já que a maioria das cirurgias é eletiva e os ganhos financeiros são bons.

A carreira na cirurgia plástica é mais demorada em termos de se consolidar no mercado de trabalho do que na urologia, onde a carreira solidifica mais rapidamente.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.