Tempo de tela associado a problemas em pré-escolares – Widoctor

Tempo de tela associado a problemas em pré-escolares

Tempo de tela associado a problemas em pré-escolares

Tempo de tela associado a problemas em pré-escolares

Um estudo da Canadian Healthy Infant Longitudinal Development (CHILD), publicado em 17 de abril de 2019, mostrou que a exposição à telas de 2 horas ou mais por dia acarreta em alterações comportamentais e relevantes alterações clínicas no desenvolvimento dessas crianças.

“Descobrimos que o tempo de tela teve um impacto significativo no comportamento aos cinco anos de idade”, comenta Dr. Piush Mandhane (Universidade de Alberta), que liderou o estudo. “As atuais diretrizes canadenses não exigem mais de duas horas de tempo na tela por dia nessa idade. Nossa pesquisa sugere que menos tempo na tela é ainda melhor”.

O estudo de Coorte analisou mais de 2400 famílias, avaliando o tempo médio de exposição das crianças a telas. Comparando pacientes que tiveram um tempo de tela inferior a 30min/dia, aqueles que tiveram um tempo de exposição maior que 2h manifestaram 5 vezes mais chances de desenvolver alterações comportamentais como desatenção, além de terem 7 vezes mais critérios para TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

“As duas grandes conclusões deste estudo são que crianças expostas a mais tempo de tela, com três ou cinco anos de idade, apresentaram problemas comportamentais e de atenção significativamente maiores aos cinco anos e que a associação entre tempo de tela e problemas comportamentais foi maior do que qualquer outra. Outro fator de risco que avaliamos, incluindo sono, estresse parental e fatores socioeconômicos”, comenta o primeiro autor do estudo, Dr. Sukhpreet Tamana, estagiário da AllerGen na Universidade de Alberta.

 

Fonte: https://childstudy.ca/2019/04/17/screen-time-associated-with-behavioural-problems-in-preschoolers/

Artigo: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0213995

Caio Melo

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