Plantões Durante a Residência – Widoctor

Plantões Durante a Residência

Plantões Durante a Residência

Pergunta : Rodrigo ( Universidade Estácio de Sá – RJ)
Bom dia, dr. Minha duvida é sobre a possibilidade de dar plantões ao longo do R1. Estou me formando, pretendo casar e vou fazer residência de cirurgia geral para posterior sub especialização em urologia. Já pesquisei em algumas residências e vejo que a carga horaria semanal gira em torno de 60h semanais, ou seja 12h por dia de segunda a sexta. Você acha que é possível das plantões extra ao longo do R1 para complementar renda e poder bancar uma vida de recém casados?

Resposta :

Consideramos a residência médica de total importância na formação do profissional médico e por isso ela deve ser feita com bastante dedicação.

Existem residências mais puxadas ou menos puxadas, dependendo do serviço e das exigências das chefias, já que a carga horaria oficial é de 60 h semanais.

Algumas residências permitem um dia de folga durante a semana, mas não é a maioria, embora essa seja uma tendência futura, já que o ideal seria que o residente já pudesse ir se inserindo no mercado de trabalho o mais rápido possível.

O ideal seria que o médico somente se casasse quando terminasse a residência, porém como muitos ao terminar a faculdade já estão com namoradas fixas por muitos anos, isso fica difícil.

De qq modo durante o R1, passados os 2 primeiros meses de adaptação na residência, tranquilamente o residente pode assumir 24 horas de plantão extra residência, que pode por exemplo serem dois plantões noturnos de 12 h ou um plantão noturno (12 h) durante a semana e um plantão de 12 final de semana (diurno ou noturno).

Com isso teria uma remuneração de cerca de R$ 3.000,00 na residência e mais R$ 8.000,00 dos plantões extras (esse é o valor do Rj e varia conforme a cidade e estado).

Sucesso
Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.