Correlação entre tempo de sono e diabetes – Widoctor

Correlação entre tempo de sono e diabetes

Correlação entre tempo de sono e diabetes

Correlação entre tempo de sono e diabetes

Um estudo publicado no periódico Diabetes Care em abril de 2019, por pesquisadores da Universidade de Chicago, analisou os impactos de distúrbios do sono e desajustes no ciclo circadiano nos índices glicêmicos de paciente portadores de Diabetes Tipo 2 (DM2).

O estudo foi realizado com base numa coorte de 962 pacientes com sobrepeso/obesos com pré-diabetes ou recentemente diagnosticados, ainda não tratados para DM2. Foi realizado um teste de tolerância oral a glicose e questionários para avaliar o padrão de sono dos participantes. Foi verificada má qualidade de sono em 54% dos entrevistados, e dentre esse grupo o risco de apneia do sono era mais elevado que o restante. A Hemoglobina Glicada (HbA1c) estava significativamente acima dos padrões para aqueles pacientes que dormiam menos que 5h por noite ou mais que 8h.

O estudo conclui que tanto o sono breve quanto o prolongado foram associados a medidas de glicemia adversas, e o sono de curta duração e trabalho por turnos foram associados a maiores índices de massa corporal (IMC). Por fim, os pesquisadores dizem que são necessárias mais análises profundas, com avaliações de sono mais objetivas e precisas para correlacionar melhor disfunções do sono e o índice glicêmico em diabéticos.

Fonte: http://care.diabetesjournals.org/content/early/2019/05/03/dc19-0298

Caio Melo

Os comentários estão fechados.