Residência Médica na França – Widoctor

Residência Médica na França

Residência Médica na França

Pergunta : Ana Laura (Universidade de Ribeirão Preto)
boa tarde, sou estudante do sexto ano no Brasil. Tenho muito interesse em futuramente ter uma experiência na França. Tenho diploma do B2 em frances, e gostaria de saber quais são as possibilidades de estudar na França. É possível uma pós graduação? Residência médica? Obrigada desde já.

Resposta :

Para se fazer uma especialização médica na França, há dois caminhos: fazer todo o curso de medicina lá ou, no caso de brasileiros formados no Brasil (ou graduados em medicina em qualquer outro país não-membro da União Europeia), passar por um processo que inicia com a revalidação do diploma.

Ele começa com o Procedimento de Autorização de Exercício (PAE), destinado a médicos diplomados fora da França. Esse processo de regularização teve início em 1995, com a lei Weil. A partir daí, os médicos estrangeiros que estavam no serviço público, passaram a ter os mesmos direitos dos colegas franceses e europeus em exercício. O PAE consiste em provas teóricas e práticas em medicina geral, além de avaliações do domínio da língua francesa.

Após a aprovação na revalidação via PAE, o médico deve fazer o Exame Nacional Classificatório e concorrer com os outros estudantes franceses e da União Europeia a vagas de residência.

widoctor

Os comentários estão fechados.